Hermes de Luna » Blog Archive » Senadores e deputados visitam eixo norte da transposição nesta segunda-feira
logo
Paraíba, 25.06.2017

Senadores e deputados visitam eixo norte da transposição nesta segunda-feira

| sem comentários

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da Água, fará visita técnica às obras do Eixo Norte da Transposição do São Francisco na próxima segunda-feira, dia 19 de junho. Além da participação de deputados estaduais da Paraíba, a caravana contará com a presença de parlamentares do Ceará (CE), de Pernambuco (PE) e do Rio Grande do Norte (RN). Representantes das igrejas católica e evangélica, assim como, representantes da sociedade civil organizada também acompanharão a expedição.

Senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) se integram à comitiva e visitam as obras da transposição das águas do Rio São Francisco em quatro estados. É a Caravana das Águas, cuja programação prevê inspeções técnicas às obras e audiências públicas na segunda (19) e na terça (20).

A presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), disse que o objetivo da caravana é conscientizar a população sobre a necessidade de pressionar o governo a dar continuidade às obras da transposição. A construção de trechos do Eixo Norte, segundo a senadora, está paralisada desde junho do ano passado.

Após a conclusão das obras do Eixo Leste da transposição, no município de Monteiro, na Paraíba, responsável por levar água ao agreste paraibano, tem sido constante a cobrança dos parlamentares pela conclusão do Eixo Norte. Nesse trecho, as obras da transposição estão paralisadas desde junho de 2016. O Eixo Norte será responsável por abastecer municípios da PB, de PE, do CE e do RN. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado Renato Gadelha, a caravana visitará os municípios de Terra Nova e Salgueiro, em Pernambuco; em seguida irá até a barragem da cidade de Jati, no Ceará; logo após os parlamentares irão aos municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. “Precisamos ‘apertar o cerco’ para que a gente tenha o mais rápido possível essas águas aqui. Não podemos aguentar esperar um novo período de invernada. Convoco toda essa Assembleia, pois vamos estar observando o trecho que está interditado e esperamos que isso seja resolvido judicialmente”, declarou o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *