ALPB concede cidadania paraibana a tributarista

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na manhã desta sexta-feira (18), sessão especial para a concessão de Título de Cidadania Paraibana ao tributarista Robson Maia Lins, por sua relevante contribuição no campo do Direito Tributário no Brasil e no exterior. A deputada estadual Daniella Ribeiro foi a autora do projeto e presidiu presidiu a sessão, que contou com a presença dos deputados Gervásio Maia e Bosco Carneiro.

Na ocasião, a deputada Daniella Ribeiro declarou que a homenagem é um reconhecimento do estado pela dedicação de Robson Maia Lins a temas de inegável interesse público e por ter como característica marcante a pesquisa e a busca pelo conhecimento. “Na Paraíba, o professor Robson Maia fez contribuições valorosas no campo do Direito. As conquistas acadêmicas alcançadas pelo professor rendem frutos para toda a sociedade. O seu estudo e dedicação terão como produto final, não apenas esmerados trabalhos científicos, mas são e serão instrumentos para a construção do país”, justificou a deputada.

Filho de paraibanos, o tributarista Robson Maia Lins nasceu e residiu até os 16 anos em Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, e devido a proximidade de sua cidade com o estado paraibano, sempre se sentiu em casa quando está em solo paraibano. “A Paraíba sempre foi e sempre será um estado irmão do Rio Grande do Norte, e aqui me sinto em casa. Desde menino vejo esse título de longe, pois onde nasci, ao abrir a janela, vejo a Serra de Brejo do Cruz, que fica na Paraíba. Este reconhecimento, que eu realmente não esperava, faz de mim agora um cidadão paraibano com muita honra”, declarou o homenageado.

Robson Maia Lins formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tornou-se professor na Faculdade de Direito Departamento de Direito Tributário e no Departamento de Relações Tributárias, Econômicas e Comerciais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), onde concluiu seu mestrado e doutorado em Direito. Em São Paulo, Robson Maia Lins atua como consultor da Comissão Especial da Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), integra o Conselho Superior de Direito da Federação de Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP) e atuou como professor palestrante do curso de Especialização em Direito Tributário da Universidade de São Paulo (USP). Nos anos de 2007,2008 e 2011, o tributarista foi professor na Fundação Getúlio Vargas também em São Paulo.

Também estiveram presentes na solenidade a prefeita eleita do município de Mossoró-RN, Rosalba Ciarline; a deputada federal do Rio Grande do Norte, Zenaide Maia; a prefeita do município de Pilar-PB, Virgínia Veloso; o secretário de Agricultura do Município de Jardim de Piranhas-RN, Galber Maia; o ex-deputado federal e presidente do Partido da República no Rio Grande do Norte, João Maia; o professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo de Barros Carvalho; repentista Oliveira de Panelas, além de familiares e amigos do homenageado.