ALPB debate empreendedorismo em Cabaceiras

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde do sábado (30), audiência pública itinerante no município de Cabaceiras, no Cariri paraibano. O evento, proposto pelo deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, contou com a presença do presidente da ALPB, Adriano Galdino, e dos deputados Chió, Camila Toscano e Pollyanna Dutra.

Na oportunidade, foram debatidas as potencialidades locais da região de Cabaceiras, com o s deputados verificando in loco a produção artesanal de produtos em couro, a fabricação de laticínios. Os parlamentares também prestigiaram o lançamento da 1ª Expocourobode e o festival do couro, realizado com o intuito de apresentar a população da Paraíba todo tipo de arte em couro produzida pelos artesãos.

O presidente Adriano Galdino afirmou que as sessões itinerantes promovidas pela ALPB servem principalmente para conhecer as particularidades de cada região do Estado e, assim, elaborar políticas públicas e projetos de Lei, que possam incentivar ações de empreendedorismo. "Com essa Frente Parlamentar, através de seus membros, podemos contribuir cada vez mais para a obtenção de recursos para os nossos municípios, para fortalecer o empreendedorismo e gerar mais fontes de trabalho. A Expocourobode mostra ao país a força da produção do artesanato em couro produzido em Cabaceiras e ainda valoriza a nossa cultura", declarou.

O presidente lembrou que Cabaceiras tem tradição no empreendedorismo e é graças a essa dedicação que o município não apresenta índice de desemprego, além de possuir uma das maiores rendas per capitas do estado. "Essa é uma região que dá exemplo a Paraíba e ao resto do Brasil pela sua peculiaridade. Cabaceiras tem um povo que trabalha e produz muito através de seu ofício e, atualmente, aqui no município, há emprego e qualidade de vida", comemorou Galdino.

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Eduardo Carneiro, destacou que Cabaceiras é referência no setor produtivo do couro e é preciso que o Poder Legislativo também atue com o objetivo de potencializar individualmente a rede produtiva de cada região do estado. "Nós que compomos a Frente temos ido aos municípios mais longínquos, descobrindo suas potencialidades, incentivando, fomentando e procurando capacitar cada vez mais as pessoas", pontuou o deputado.

Eduardo Carneiro declarou que conhecendo as particularidades e os problemas de cada região é possível, através da Frente, adotar medidas e buscar soluções que beneficiem os produtores e incentive o surgimento de novos empreendedores. "Nessa dinâmica implantada pela Assembleia Legislativa, temos a oportunidade de estarmos cada vez mais próximos das pessoas, do setor produtivo, ouvindo suas demandas, suas reivindicações e assim poderemos ajudar lá na Assembleia criando leis ou, se for o caso, revogando leis", argumentou. Segundo o deputado, após ouvir dos produtores suas solicitações será possível intensificar a execução de leis e buscar a regulamentação, perante o Legislativo estadual e federal.

Membro da Frente Parlamentar, a deputada Pollyanna Dutra avaliou que a Expocourobode tem a finalidade de homenagear os profissionais que sobrevivem através dessa arte tão nobre, que é o artesanato. "Na Paraíba é possível empreender onde há frio, a rota do frio tem mostrado isso. E é possível empreender onde a temperatura chega a quase 40 graus. Existe em Cabaceiras uma cultura que só dá certo aqui. Aqui vimos como foi rico e produtivo compreender o ciclo do caprino desde a criação, passando pela fábrica de laticínio, agregando valor ao leite de cabra, ao queijo e ao couro, que é aproveitado em pequenos negócios e que movimentam a economia da região", observou a deputada.

A 1ª Expocourobode teve início na sexta-feira (29) e se estende até este domingo(1º).  A audiência pública da Frente Parlamentar do Empreendedorismo foi realizada no Distrito da Ribeira e contou com a presença de prefeitos e vereadores de municípios da região, de produtores, criadores e trabalhadores da caprinocultura, além de representantes de associações e cooperativas do segmento.

VISITA TÉCNICA

Momentos antes da audiência pública, os deputados membros da Frente Parlamentar do Empreendedorimos realizaram visita técnica as instalações da Cooperativa Capribovinicultores, onde puderam conhecer o processo de beneficiamento do leite de cabra produzido na cidade. Atualmente, a produção de leite da Capribov é adquirido e distribuído pelo Governo Estado, beneficiando cerca de 320 familias cadastradas, gerando renda para os produtores.

"É através das sessões itinerantes e das visitas técnicas que nós podemos ajudar as pessoas. Esses produtores ganham muito mais com o Poder Legislativo vindo até eles. Aqui podemos ver tudo o que é feito na caprinocultura. O leite, o queijo, o iogurte, a parte do couro que é transformado em bolsas e sapatos e isso tudo só mostra que a Paraíba tem muito potencial", avaliou a deputada Camila Toscano. A parlamentar acrescentou que é preciso conhecer o que se produz na Paraíba para poder contribuir ainda mais com aquilo que se quer explorar.

O deputado Chió disse que Cabaceiras, pelas condições climáticas e geográficas que apresenta, se torna o exemplo máximo de empreendedorismo. Segundo ele, é dever do poder público procurar meios para que seja possível fortalecer a visão que o município de Cabaceiras tem levado para o resto da Paraíba. "Trazer o Legislativo até os produtores já é uma forma de poder disseminar o que acontece aqui e precisamos entender quais os entraves dessa cadeia produtiva, que impedem a produtividade da região, para que possamos criar leis que alavanquem a produtividade no interior da Paraíba", ressaltou Chió.