Alunos do Prima se destacam em Festival de Santa Catarina

O dia de sexta-feira (23) foi de muito ensaio para os 20 alunos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), que estão na cidade de Jaraguá do Sul participando da 10ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). O encontro é um intercâmbio internacional que acontecerá até o dia 31 deste mês. Os jovens que integram vários polos do Prima no Estado estão em contato com renomados professores de Música do Brasil e de vários países do mundo.

Para o professor do Prima, José Wilker, o programa é uma política púbica que trabalha o lado pedagógico, artístico e social das crianças. “As crianças que integram o programa têm uma oportunidade que eu não tive quando criança. Elas têm instrumentos, professores. O prima ocupa o tempo ocioso, em que a criança poderia estar na rua sem fazer nada. O programa traz cidadania”, afirmou o professor, que também se prepara para apresentar, neste sábado (24), a 9ª Sinfonia na programação do Femusc, ao lado de grandes músicos. Estou com uma expectativa muito grande, muitos deles foram meus professores e poder tocar ao lado de tantos profissionais gabaritados é realmente uma grande honra”, comemorou o músico.

Agenda Femusc - Sábado

À tarde, os alunos do Femusc Jovem mostrarão o resultado da primeira semana de estudos. O recital terá início às 13h30, no Pequeno Teatro da SCAR, com a apresentação da Orquestra Filarmônica Femusc Jovem, formada por 80 integrantes.

Na sequência, Alex Klein rege a Orquestra dos Professores, com mais uma obra de Beethoven. A 9ª Sinfonia terá ainda a participação de integrantes do Coral Femusc, corais de Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, alunos de canto lírico e os professores Ana Häsler (soprano) e Gino Quilico (barítono), além dos solistas Juliana Taino (soprano) e Rodrigo Petate (tenor).