Anuário Estatístico da PB terá novo formato

O mais completo estudo estatístico do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) será lançado em novo formato editorial neste ano. Trata-se do Anuário Estatístico da Paraíba, que apresenta uma visão geral do Estado em todas as áreas da gestão. A tradicional publicação do Instituto, cuja base de dados era referente ao ano anterior da data de lançamento, passa a dispor de informações atuais, acompanhando o avanço das novas tecnologias.

Segundo o superintendente do Ideme, Otávio Mendonça, a publicação será disponibilizada para a sociedade em formato duplo: Anuário Estatístico da Paraíba de 2014 e 2015 no final do mês dezembro. “Esse avanço só foi possível graças ao processo de informatização adotado por mais de 90% das instituições envolvidas no processo, que tem contribuído para que os dados cheguem mais rápido ao Ideme”, destacou Mendonça, lembrando que o levantamento de informações era repassado para o Instituto com um ano de defasagem.

Com o objetivo de tornar público dados estatísticos consistentes e confiáveis sobre diversos aspectos da gestão do Estado da Paraíba e dos 223 municípios, o Anuário Estatístico serve de fonte de pesquisa para gestores públicos e de empresas privadas; estudantes, professores, pesquisadores, bem como para a sociedade em geral há mais de 35 anos.

São informações sobre: território estadual, demografia, saúde, saneamento, meio ambiente, habitação, educação, justiça e segurança, previdência, emprego, contas regionais (Produto Interno Bruto dos Municípios - PIB), agropecuária, indústria, comércio, serviços, finanças públicas e comércio exterior.

“O Anuário Estatístico da Paraíba propicia uma maior compreensão da nossa realidade e oferece subsídios que servem, por exemplo, para a elaboração e implantação de políticas públicas com eficiência e eficácia promovendo o desenvolvimento sustentável de qualquer região do Estado”, afirmou o superintendente do Ideme, ressaltando a importância da publicação para o Governo do Estado, prefeituras e secretarias municipais e estaduais que precisam idealizar projetos governamentais que promovam a melhoria de qualidade de vida da população.

O Anuário Estatístico da Paraíba é elaborado pelo Departamento de Informações para o Planejamento (DIP) do Ideme, tendo como técnico responsável pela publicação o economista Vanduy Freire de Paula. Além da tradicional versão impressa, o estudo é disponibilizado em mídia digital e pela Internet no site do Instituto: www.ideme.pb.gov.br