Após AVC, Ivan Burity tem quadro estável em UTI



O ex-secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, passou por cirurgia para desobstruir de um vaso cerebral, depois de sofrer um AVC isquêmico, hoje pela manhã, enquanto fazia uma caminhada no bairro Altiplano. Ele está internado numa UTI do Hospital Memorial São Francisco (HMSF), em João Pessoa, e segundo o boletim médico seu quadro de saúde é grave, porém estável.

O diretor do hospital, Italo Kumamoto, relatou ao que recebeu ligação do presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, que contou ter encontrado o ex-secretário caído na rua. Foi o próprio Glauter que levou Ivan para o Memorial.

Saiba mais

Gualter Ramalho resolveu transportar Ivan Burity em seu carro direto para o HMSF e telefonou para Italo Kumamoto para que os procedimentos fossem feitos para a chegada do paciente.

Ivan Burity foi atendido pelo neurocirurgião George Mendes e está sendo submetido a exames para diagnóstico do que pode ter ocorrido.

O ex-secretário de Turismo do Estado tem 58 anos de idade. Segundo o boletim médico, ele foi internado por volta das 10h25, com quadro de AVC insquêmico, "por oclusão de grande vaso cerebral" (técnica que consiste em bloquear o fluxo sangüíneo em determinada região). Passou por uma cirurgia endovascular (dentro dos vasos) e atualmente encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva. Ele está recebido cuidados "neurocríticos".

Segundo ainda o boletim, seu quadro clínico é grave, porém estável e com sinais de melhora após tratamento cirúrgico. Ele ficará sob vigilância médica nas próximas horas.



Ivan Burity era investigado pela Operação Calvário. Chegou a ser preso na quinta fase dessas investigações. Aceitou fazer colaboração premiada, homologada pelo Tribunal de Justiça, e cumpria medidas cautelares.