Bairro dos Estados terá semáforos a partir do domingo

Dentro da proposta da Prefeitura Municipal de João Pessoa de disciplinar o trânsito e melhorar a circulação de veículos em vias do Bairro dos Estados, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) colocou em funcionamento três semáforos veiculares no último domingo (24) nos cruzamentos das avenidas Amazonas, Maranhão e Santa Catarina com a avenida Rio Grande do Sul.

O cruzamento da avenida Amazonas com Rio Grande do Sul, um dos pontos, além do novo semáforo também ganhou sinalização horizontal específica para minimizar conflitos entre condutores, que vinham fechando a via diariamente e causando transtornos.

No local foi implantado no asfalto uma sinalização do tipo Marcação de Área de Conflito (MAC), também conhecida como “Yellow Box” (área amarela), que indica aos condutores a área da pista em que não devem parar ou estacionar o veículo. A sinalização tem por objetivo proibir a parada de veículos nos cruzamentos, evitando lentidões e acidentes no trânsito. Além disso, o recurso chama a atenção dos pedestres e estimula travessia somente nas faixas. A mesma sinalização será implantada nos outros dois cruzamentos.

O chefe da Divisão do Sistema Viário da Semob, Klebson Franca, explicou que a sinalização visa contribuir para a proteção de condutores e pedestres. “Essa marcação vem para reforçar a necessidade de o motorista não fechar o cruzamento. A sinalização tem como principal objetivo melhorar a fluidez de veículos neste trecho e garantir a segurança de todos no trânsito” ressaltou o gerente.

O taxista Luiz Floriano, falou que agora ficou melhor circular no local. “Depois desse semáforo melhorou bastante aqui. Antes era difícil seguir em frente ou entrar à esquerda, porque ninguém dava chance ao outro. Agora é só esperar o sinal verde e seguir. Também gostei do binário porque facilitou bastante entrar na Maranhão, ficou muito bom”, disse.

O artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro determina que “parar na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres é infração média, com aplicação de multa (R$ 85,13) mais 4 pontos na carteira de habilitação.”

Educativa - A Semob vai intensificar ações de fiscalização nessas áreas de cruzamento. Na segunda-feira (25), a equipe de educação realizou uma atividade educativa para conscientizar condutores para a importância de respeitar a sinalização de trânsito.

Binário – O binário do Bairro dos Estados é uma obra que trará efeitos imediatos para a fluência do trânsito naquela região por trazer uma alternativa de fluxo para os condutores que utilizam a Epitácio Pessoa, além de preparar a cidade para garantir a mobilidade durante as obras do BRT.

A obra do binário do Bairro dos Estados consiste na estruturação das avenidas Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo, paralelas à Epitácio Pessoa, seguida pela reorganização do tráfego de veículos. As vias receberam recapeamento asfáltico e vão passar a funcionar de forma complementar no esquema de trânsito.