Bombeiros ganham novas viaturas e equipamentos

O Governo do Estado entregou ao Corpo de Bombeiros da Paraíba novas viaturas de autoresgate, além de equipamentos de salvamento, representando um investimento de mais de R$ 2 milhões. A entrega oficial foi feita pelo comando geral da corporação, na manhã desta quinta-feira (21), durante solenidade realizada em frente à sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa.



O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, lembrou que a entrega dos equipamentos e as homenagens comemoram uma data especial para a corporação na Paraíba. “É uma solenidade alusiva ao 16º aniversário do Batalhão (de Busca e Salvação) e estamos coroando com a entrega de novos equipamentos de resgate e salvamento. Foram mais de R$ 2 milhões investidos. Até setembro receberemos mais 16 viaturas de resgates”, revelou.



De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foram sete viaturas de resgate entregues na manhã desta quinta-feira. Outras 16 estão previstas para chegar nos próximos dias. Elas serão utilizadas para atendimento pré-hospitalar, durante as ocorrências realizadas pelo efetivo da corporação.



Enquanto isso, os novos equipamentos vão servir para os trabalhos de busca e salvamento aquático e para as ações de resgate em terra, a exemplo de acidentes automobilísticos. Na lista desses materiais estão 30 caiaques; cerca de 30 sleds; pranchas para salvamento aquático (100); coletes salva-vidas (100); capacetes náuticos (50); rescue tubes ou tubos de resgate (100); poli corte ou serras para cortar fuselagens de carro ou avião (20); serra sabre, para cortes mais precisos em fuselagem; e desencarcerador elétrico.



Entre as novas ferramentas de trabalho que chegaram para modernizar ainda mais o Corpo de Bombeiros da Paraíba estão seis equipamentos de proteção respiratória. Cada um desses kits inclui cilindro, suporte e máscaras para dar autonomia durante o combate ao fogo. Esse último material foi doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.



Homenagens – Durante a solenidade em alusão ao 16ª aniversário do Batalhão de Busca e Salvação do Corpo de Bombeiros, data comemorada em 17 de agosto, houve também a entrega de láureas e certificados. Essa parte da programação aconteceu no auditório da PBTur.



Na ocasião, o soldado Fabiano Nóbrega foi homenageado com dois certificados, sendo um de melhor condicionamento físico e outro de militar padrão. Ele foi um dos vencedores da nona edição do “Bombeiro de Aço”, competição realizada esta semana pela corporação, no Ponto de Cem Réis.



O terceiro sargento Jean Medeiros e o cabo Fernando Pereira receberam a Láurea de Mérito Pessoal. Já a Láurea de Mérito Disciplinar ficou com o sargento Yuri Loss, o terceiro sargento Carlo Alberto Santos e o cabo José Eudes Rocha. Foram ainda homenageados com a Láurea de Mérito Operacional, o subtenente Argeu Silva, o terceiro sargento Hermano, o terceiro sargento Jean Jaques de Oliveira, o terceiro sargento José Márcio da Silva e o cabo Josivan Lopes.