Caravana do Coração realiza atendimentos em Esperança

A 2ª Caravana do Coração prossegue com as atividades e realiza atendimentos na cidade de Esperança, nesta terça-feira (29). Nessa segunda-feira (28), os trabalhos aconteceram na cidade de Sumé. Os atendimentos foram disponibilizados na Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz.



A Caravana começou no último dia 23 e, além de Sumé, já passou por Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos e Princesa Isabel. Já foram percorridos 1.450 km e a expectativa é de fazer mais 800 km no restante da rota: Picuí (dia 30); Guarabira (dia 31); Itabaiana (dia 1º) e Santa Rita (dia 2). Os atendimentos às crianças e gestantes com o objetivo de diagnosticar problemas no coração acontecem das 9h às 15h.



Capacitação - Uma das novidades da 2ª Caravana do Coração são as capacitações para os profissionais de saúde de cada região. Estão sendo promovidos quatro cursos: Transporte Neo-Natal; Assistência Neo-natal; Cateterismo Umbilical e Auxiliar do Reanimação Neo-natal.



A enfermeira Lorena Sarmento trabalha no Hospital Municipal de Sumé. Ela fez o curso de Transporte Neo-natal. “Os ensinamentos vão ajudar bastante no nosso trabalho”, comentou.



O coordenador estadual da Rede de Cardiologia Pediátrica e também instrutor dos cursos, Cláudio Régis, disse que está surpreso com a receptividade dos profissionais. “Até o final da Caravana, teremos qualificados 300 profissionais e, futuramente, iremos estudar o impacto que esses ensinamentos estão trazendo para a assistência pediátrica”, concluiu.



Parcerias - Durante a 2ª Caravana do Coração, foram firmadas parcerias com a Prefeitura de Sumé no sentido de levar a telemedicina para a atenção básica do município, o que proporcionará mais precisão no diagnóstico, realizado com a ajuda de especialistas do mundo inteiro.



Ainda serão desenvolvidos projetos e pesquisas, a exemplo do que trata do parto natural sem dor.