Carreatas, passeatas e comícios estão proibidos em JP

Carreatas, passeatas, caminhadas e outros atos políticos que possam causar aglomerações estão proibidos em João Pessoa. A determinação é do juiz da 76 zona eleitoral, Adhailton Lacet. A informação foi dada em primeira mão no programa Correio Manhã e confirmada no programa TV Correio, da TV Correio, na tarde desta quinta-feira.

O juiz já comunicou sua decisão aos partidos, candidatos, coligações, ao Ministério Público, ao próprio TRE-PB e às autoridades policiais. Em entrevista ao Correio Debate na segunda-feira (12), o juiz confidenciou que havia tentado um acordo de cavalheiros com os representantes das candidaturas. Eles tinham assumido o compromisso de seguir os protocolos sanitários, mas não passou longe disso.

O relato do juiz é de que recebeu vídeos com aglomerações, completo desrespeito às normas sanitárias e nenhum cuidado com os eleitores. Num desses vídeos, um candidato a prefeito de João Pessoa, apareceria sem máscara, cumprimentando simpatizantes. Em dado momento, um eleitor tira a máscara, oferece ao político que, sem nenhuma cerimônia, a coloca no rosto.

O juiz Adhailton Lacet observa em sua decisão que o município de João Pessoa aparece com a bandeira amarela no mais recente parecer epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde. Ele afirma ainda que a liberação ocorrerá quando o município chegar na  bandeira verde, mesmo assim com todos seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, entre outros.