Cartaxo entrega reforma e ampliação de creche para 120 crianças

Estrutura completa, conforto e equipamentos para o desenvolvimento das crianças. Essa é a nova a realidade do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) São Francisco, no bairro do Rangel após as obras de reforma e ampliação realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O espaço foi entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo, na manhã desta terça-feira (6) e está entre as 27 que estão sendo reformadas pela gestão.

“Temos realizado um trabalho muito forte na ampliação de vagas na Educação Infantil, o que tem sido possível com a construção de unidades com estrutura modelo, com avançado padrão de qualidade”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Como assumimos a responsabilidade pelas creches que pertenciam ao Estado, estamos fazendo de tudo para que as unidades acompanhem esse padrão, devolvendo a dignidade no cuidado e acolhimento de nossas crianças”, complementou.

Para as mães do Rangel, o sentimento de deixar os filhos na creche era de insegurança. “Essa creche estava quase caindo por cima das crianças”, conta Ranielle Batista, de 21 anos, mãe de Ana Júlia. “As telhas estavam em péssimo estado e quando chovia era como estar na rua. Agora melhorou muito, é outra creche, chegaram equipamentos. Minha menina me contou que não dorme mais no chão, dorme em um colchão novo”, destacou.

Tarciana Bento, de 20 anos, mãe de Wallison, também lembra da antiga realidade. “Era telha quebrada, janela quebrada e as crianças tinham que se revezar pra usar um brinquedo por que quase não tinha nenhum”, lembrou. “Hoje a creche está linda e o meu filho é só alegria, está encantado com tantos brinquedos e com o parquinho”, afirmou.

A unidade de ensino, localizada na Rua José Soares passou por pintura, retelhamento, reparos elétricos e hidráulicos e sanitários. A creche também recebeu nova mobília e teve todos os equipamentos trocados. Toda a intervenção requereu investimentos de mais de R$ 100 mil. Com as obras, a creche passou a atender 120 crianças de 6 meses a 5 anos de idade, ganhando vagas de berçário.

“Essa era uma demanda antiga do Róger, que ainda não possuía vagas de berçário. Isso obrigava as mães a procurar unidades em bairros vizinhos, que nem sempre conseguiam suprir a demanda. Estamos trabalhando muito para reverter esse quadro em toda a cidade”, explicou a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira.

Esta é a nona unidade reformada entre as 27 que eram administradas pelo Governo do Estado e passaram a ser geridas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com a construção e municipalização de creches, a gestão garantiu a oferta de quase 6.500 novas vagas.

Esta é a 44ª obra entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo só em 2015, ano em que a cidade de João Pessoa completa 430 anos.