Cássio propõe dados abertos para gestão

“Na República, não pode haver segredos”. Foi assim que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB, candidato a governador da Paraíba pela Coligação A Vontade do Povo, definiu a proposta de abrir todos os dados da administração estadual para consulta popular, durante sua participação no primeiro bloco do debate promovido pela Rádio Campina Grande FM, na tarde desta quarta-feira, 3.

Além dos números já disponibilizados, através dos sistemas utilizados hoje, a exemplo do Sagres do Tribunal de Contas, o compromisso do tucano, batizado de "dados abertos", é oferecer à população a possibilidade de acesso aos detalhes numéricos do Governo do Estado.

"Essa é a tendência que se exige de uma sociedade cada vez mais atenta. Vamos convocar as universidades, os especialistas para que possamos implementar esses dados abertos", explicou Cássio.

A intenção, conforme o senador, é que não ocorra o que está acontecendo hoje: “Denúncias gravíssimas são feitas em relação à Cruz Vermelha e o Trauma-JP, e o atual governo silencia, não dá satisfação, faz cara de paisagem".

- Portanto, temos que trabalhar com dados abertos, para que todos possam ter acesso livremente aos dados do governo sem ficar dependendo, como acontece hoje, daquilo que é publicado pelo governo. É um passo inovador, de vanguarda, uma mudança de paradigma, que vai trazer efetiva e real transparência para a coisa pública no nosso Estado - completou Cássio.