Cássio reafirma seu compromisso com os municípios

Durante evento promovido pela Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), ocorrido na manhã desta segunda (23), no Tribunal de Contas do Estado, o senador Cássio Cunha Lima reiterou o seu compromisso com os municípios paraibanos e a sua condição de parlamentar municipalista.

Críticas - Cássio fez críticas ao atual modelo adotado, tanto pelo governo federal - que durante muito tempo concedeu benefícios fiscais retirando receitas importantes dos municípios-, bem como ao governo do Estado, que não celebra convênios com as nossas cidades, ou, quando muito, faz apenas com aliados políticos.

Fechar as contas - O vice-presidente do Senado afirmou que, mais uma vez, é necessário ajudar os municípios brasileiros para possam fechar as contas e lembrou que, no último ano da presidente Dilma, houve um socorro emergencial. Já no primeiro ano do governo Temer foi a vez dos recursos da repatriação, aprovada pelo Congresso, que possibilitou aos municípios cumprir minimamente as suas obrigações básicas.

“É preciso uma ação de toda a classe política para que o Governo Federal faça, com os nossos municípios, o que foi feito com os estados em dificuldades, a exemplo do Rio de Janeiro, que teve substancial ajuda para iniciar a sua recuperação financeira” – alertou o senador.

Merenda e uniforme - Outra ação que está em curso no Congresso é a orientação para que estados e municípios possam contabilizar, nos seus gastos com educação, a merenda escolar e o fardamento dos alunos, porque, além de o governo federal contribuir irrisoriamente, os municípios precisam arcar com essa imprescindível política pública, porém com recursos cada vez mais escassos.