Centro Cultural do TCE sediará evento de agronegócio

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Umberto Silveira Porto, abrirá, nesta sexta-feira (13), às 9h, o evento público promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, que vai discutir agronegócio. O encontro acontecerá no auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB e será encerrado pelo governador Ricardo Coutinho.

O evento intitulado de “Cenário Atual e Perspectivas para o Agronegócio: o contexto do Nordeste", que tem o apoio da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), do TCE, contará com a presença do ex- ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O coordenador da Ecosil, conselheiro André Carlo Torres, informou que o Tribunal de Contas da Paraíba, parceiro do evento, encaminhou uma circular convidando todos os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais para participarem do encontro. “A convocação tem como propósito oferecer a todos os participantes a obtenção de novos conhecimentos sobre o tema, o que poderá facilitar a criação de oportunidades voltadas para o cenário agropecuário e pesqueiro do Estado da Paraíba", justificou.

Durante o seminário, o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, vai apresentar o Plano de Metas para a Agropecuária e Pesca da Paraíba. Ele destacou a vinda do ex-ministro da Agricultura como uma excelente oportunidade para discutir a agropecuária, principalmente da região Nordeste. “Já que o Brasil tem uma condição mundial favorável com a demanda por alimentos, nós queremos sair na frente e estamos buscando alternativas como aberturas de novos mercados, inclusive o mercado internacional. A Paraíba tem potencial e nós vamos conquistar”, disse o secretário.

Destinado a gestores públicos, produtores rurais, pesquisadores e interessados no tema, o evento terá ainda a participação do secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Filho, que fará palestra sobre o “Canal das Vertentes Litorâneas”.