Centros de Odontologia atendem mais de 11 mil por mês

O cuidado com a saúde bucal do pessoense é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todas as 181 Equipes de Saúde da Família (ESF) possuem dentistas, que oferecem os primeiros tratamentos aos usuários, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Para casos de urgências e emergências 24 horas e para atendimento especializado, a rede municipal de saúde conta com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que ofertam serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária.

Em João Pessoa há a oferta de quatro Centros de Especialidades Odontológicas. “No município temos dois CEO ‘Tipo I’, com três consultórios odontológicos, localizados nos Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira e do Cristo; e outros dois CEO ‘Tipo III’, que possui acima de sete consultórios odontológicos, que ficam no bairro da Torre e no Cais Jaguaribe”, explicou a coordenadora da área técnica de saúde bucal da SMS, Maria Betânia de Morais.

Ao todo, as quatro unidades atendem em média 11.800 pessoas por mês, sendo 7.500 atendidas na Torre, 2.000 em Jaguaribe, 1.200 no Cristo e 1.100 em Mangabeira.

“O tratamento oferecido nos Centros é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das Equipes de Saúde da Família. Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelos atendimentos aos pacientes e pelos encaminhamentos dos casos mais complexos aos centros especializados”, complementou Maria Betânia de Morais.

Outros números – Na rede municipal, os profissionais de saúde bucal realizam, em média, 67 mil atendimentos por mês, entre procedimentos preventivos, clínicos, cirúrgicos e restauradores. Cerca de 350 cirurgiões dentistas estão distribuídos por toda a rede de serviços, que é organizada por meio dos serviços de atenção básica, especializada e hospitalar.

Volta do sorriso - Há um ano a dona de casa Rosiane Alves de Sousa, faz tratamento odontológico no CEO Cristo. Ela conta que voltou a sorrir sem ter vergonha de mostrar os dentes e elogia o trabalho dos profissionais da unidade. “Eu gostei muito do atendimento. Aqui eu consegui ser atendida com uma estrutura que muito consultório particular não tem. Já fiz extração, cirurgia e gostei muito daqui. As pessoas que vão a outros dentistas dizem que vai doer, mas eu fiz tudo aqui e não senti nada. Só tenho a agradecer aos profissionais” ressalta Rosiane Alves.

A coordenadora do CEO Cristo, Verônica Navarro, destaca que a unidade também conta com atendimento de urgências e emergências nos finais semanas. “Na Unidade, nós também realizamos atendimentos de urgência, aos sábados e domingos, das 7h às 18h, atendendo com demanda espontânea”, ressaltou.

O CEO Torre também realiza o atendimento de urgências e emergências. A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Brasil Sorridente – Os CEOs de João Pessoa fazem parte do programa Brasil Sorridente, da Política Nacional de Saúde Bucal. O programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil, garantindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.

O Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais linhas de ação do programa são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

Serviço:

CEO Cristo

Endereço: Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 20h.

Obs.: Atende urgências aos sábados e domingos, das 7h às 18h.

CEO Jaguaribe

Endereço: Rua Alberto de Brito, s/n, Jaguaribe.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h

CEO Mangabeira

Endereço: Rua: Romário C. Morais, s/n, Mangabeira.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h

CEO Torre

Endereço: Avenida Rui Barbosa, s/n, Torre. (no antigo Lactário da Torre)

Horário de Funcionamento: 24 horas

Obs.: Atende urgências 24 horas por dia.