CG recebe Conferência de Segurança Alimentar nesta quinta



A Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Agreste Paraibano acontece nesta quinta-feira (28). O evento será realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o credenciamento começa a partir das 8h30. Na ocasião, serão discutidos vários eixos que convergem para o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. As inscrições para os representantes de cada cidade envolvida já estão abertas.

O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, Arimatéia França, destacou a importância da capilaridade das discussões em toda a Paraíba. “Um dos nossos desafios é a construção do Plano de Segurança Alimentar. Por isso, a importância da participação da sociedade civil, como ONGs, pastorais, associações. São esses representantes que estão vivendo suas realidades em diferentes regiões, a exemplo da situação da seca”, comentou.

As conferências regionais e temáticas vão elencar temas e apontar as prioridades em políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional de toda a Paraíba. Esses assuntos serão levados para a Conferência Estadual, que acontecerá em 20 e 21 de agosto, na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), em João Pessoa. A última etapa desses debates será nacional, marcada para ocorrer de 3 a 6 de novembro, em Brasília, realizada pelo Governo Federal.

Inscrição e número de representantes por cidade – Ainda de acordo com Arimatéia França, as inscrições para a conferência já podem ser feitas pelo link http:/migre.me/ps1uc. Os participantes precisam preencher o formulário eletrônico e enviá-lo pela internet.

O número de representantes para cada cidade obedece uma tabela correspondente ao número de habitantes. A vaga por município precisa ainda respeitar a proporção de um terço de participantes do poder público e dois terços da sociedade civil.

Para municípios de 10 mil a 20 mil habitantes, poderão ser inscritos cinco representantes; de 20 mil a 30 mil, sete pessoas; de 30 mil a 50 mil, 10 participantes; a partir de 50 mil a 100 mil, 30 representantes; acima de 100 mil até 200 mil, 30 inscritos; e de 200 mil a 500 mil, 50 pessoas. Em João Pessoa, cuja população está acima dos 500 mil habitantes estipulados na tabela, são 70 vagas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3218-6676.

Confira o cronograma das demais conferências regionais (incluindo as conferências temáticas de grupos e etnias)

Conferência temática da população cigana

Data: 2 de junho

Cidade: Sousa

Local: Centro Calon de Desenvolvimento Integral

Conferência regional do Alto Sertão

Data: 3 de junho

Cidade: Sousa

Local: Centro de Treinamento da Secretaria de Educação

Conferência regional do Brejo

Data: 11 de junho

Cidade: Guarabira

Local: Escola Estadual Emiliano de Cristo

Conferência temática “étnico racial”

Data: 6 de julho

Cidade: João Pessoa

Local: Auditório da Reitoria da UFPB

Conferência regional do Litoral

Data: 7 de julho

Cidade: João Pessoa

Local: Auditório da Reitoria da UFPB