Comissão da Câmara que acompanha Zika chega à PB

A Comissão Externa para Acompanhamento das Ações sobre o Zika Vírus da Câmara dos Deputados desembarca na Paraíba na sexta-feira (1º) para verificar a situação do Estado em relação à epidemia. A reunião acontecerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, às 10h. A vinda dos parlamentares ao Estado foi sugerida pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), um dos membros da Comissão.

A reunião deve ser comandada pelo presidente da Comissão, deputado Osmar Terra (PMDB-RS) e contará com a presença da secretária estadual de Saúde, Roberta Abath; gestores municipais de Saúde; representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, além da médica paraibana Adriana Melo que descobriu a ligação entre a Zika e a microcefalia.

“Esse encontro será muito importante para acompanharmos de perto a situação da Zika no Estado. Vamos ouvir todos os envolvidos na área da saúde para conhecermos as ações que estão sendo desenvolvidas e como a população está sendo atendida na rede pública de saúde”, destacou Wilson Filho.

O presidente da comissão, deputado Osmar Terra, alertou que a epidemia deve ser analisada de perto pela comissão. "Nós temos que visitar esses lugares, ver como é que está a realidade. Nós estamos com informações muito esparsas sobre a epidemia. Temos que fiscalizar, ver se o serviço está funcionando, se o atendimento está sendo dado e saber o que vai acontecer com essas crianças”, ressaltou.

Wilson Filho foi designado pela presidência da Câmara dos Deputados para compor a comissão Externa destinada a acompanhar as ações referentes à epidemia e à doença. O deputado atua no subgrupo voltado as ações para as crianças que nascem com microcefalia. No total são quatro grupos, sendo eles: Prevenção, Gestante, Rede de Crianças e Pesquisa.