Contabilidade para o setor público é discutida em JP

João Pessoa vai sediar, nesta terça-feira (18), o III Fórum de Prefeitos, a partir das 14h, no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no bairro dos Estados. O evento acontecerá durante o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que será realizado entre os dias 18 e 20 de abril, e reunirá representantes do Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Sebrae, prefeitos, secretários municipais e contadores.

A palestra de abertura do Fórum será ministrada pelo analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Pedro Valadares, sobre “A inclusão do município na RedeSim e os impactos positivos na Receita”. A RedeSim é um sistema online, que integra os dados cadastrais da Receita Federal e dos diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Ao aderir à Rede, o município desburocratiza estes processos e tem um maior controle em suas receitas.

“Durante o Fórum de Prefeitos, realizaremos uma mesa redonda, com representantes dos órgãos envolvidos, com o objetivo de levarmos temas atuais e relevantes aos gestores públicos municipais, secretários e contadores dos municípios. Além da RedeSim, teremos palestras sobre transparência na rede pública e contribuição previdenciária”, destacou o gerente do Sebrae Sul, em João Pessoa, Cláudio Soares.

Após as discussões do Fórum, ainda no final da tarde da terça-feira (18), será iniciado o Simpósio Nacional de Contabilidade, que debaterá, até a quinta-feira (20), o desenvolvimento da contabilidade, além de realizar um intercâmbio de experiências entre os profissionais do Estado. O evento contará com diversas palestras e tratará das novas regras da contabilidade, que estão em vigor para o setor público.

Entre os profissionais confirmados estão o professor Marilson Dantas, doutor em Custos Aplicados ao Setor Público; o professor e diretor da Casp Online, Diogo Duarte; o professor e auditor do TCM Bahia Vítor Maciel; e o coordenador nacional do Sincasp, o professor Jorge Lopes. Para participar do evento, é preciso inscrever-se previamente, pelo site https://goo.gl/kX0VS0 ou pelo telefone 3044-1315.