Couto critica quem rejeita plebiscito do sistema político

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) afirmou nessa quarta-feira (9) que é totalmente favorável à realização de uma constituinte exclusiva que reforme o sistema político brasileiro.

Couto criticou a maioria dos partidos e das lideranças políticas por serem contra o plebiscito, “que daria às pessoas a oportunidade de expressar a opinião sobre o tema através do voto”.

"Eles têm medo do povo, mas é o povo que nos escolhe. Parece que estão naquele tempo em que João Batista Figueiredo disse que preferia o cheiro dos seus cavalos ao cheiro do povo".

O parlamentar disse que o plebiscito popular, que está sendo preparado desde agosto de 2013 por mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos, vai ajudar a população a despertar para esse assunto.

Luiz Couto informou que atualmente já foram criados mais de 600 comitês populares em todo o Brasil, e destacou que a votação, prevista para ocorrer na semana da pátria – entre um e sete de setembro - trará apenas uma pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”