Deputados nordestinos vêm a JP para atrair apoios

Deputados nordestinos desembarcam nesta quinta-feira (9) em João Pessoa para atrair apoios da Assembleia Legislativa e Governo do Estado ao Fórum União pelo Nordeste - movimento criado por novos rostos do parlamento regional para fortalecer politicamente o Nordeste junto ao Governo Federal. O fórum já tem representante paraibano - é o deputado Bruno Cunha Lima (PSDB).

O grupo tem audiência marcada pela manhã com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e à tarde com o governador Ricardo Coutinho. "Queremos consolidar a participação paraibana no fórum para que nossas demandas estejam destacadas na pauta que levaremos a Brasília", explicou Bruno.

O parlamentar disse ainda que o movimento pretende acabar com a baixa autoestima que ronda as bancadas da região. "Pesa sobre a classe política nordestina o estigma de pouca altivez perante a União - um sentimento nutrido pela histórica exclusão do Nordeste da agenda de investimentos do Governo Federal", avalia Bruno, que garante:

"O Brasil, porém, precisa (e vai) respeitar o Nordeste".

Além das casas legislativas e executivos estaduais, o fórum também tenta atrair contribuições de organizações civis organizadas e universidades para elaborar eixos de desenvolvimento para a região e listar demandas cruciais.

Entre as ações já inseridas nos debates do fórum estão instrumentos de convivência com as secas cíclicas e o combate a criminalidade, além de exploração de potenciais econômicos e incremento dos investimentos de infraestrutura, de mobilidade urbana, abastecimento d'água e logística.

Um novo Nordeste

Os deputados também pretendem mostrar para o restante do País que a região vem experimentando um novo ciclo de crescimento.

"Dados do Banco Central apontam que a economia da região cresceu 3,7% no ano passado, em comparação com 2013", informa o deputado paraibano, destacando que as demais regiões entraram em recessão no mesmo período. "Enquanto o Nordeste cresceu, a economia do Brasil encolheu. E fechou o ano com crescimento próximo de zero", complementa.

Paralelo aos dados positivos, porém, a população nordestina assiste o crescimento de indicadores preocupantes. "Enquanto as modernas tecnologias de irrigação transformam desertos em áreas produtivas, o século XXI encontra produtores nordestino sepultando rebanhos inteiros, a espera de uma transposição que nunca chega", ilustra Bruno. "O drama das áreas rurais se repetem nas cidades, que convivem com racionamento d’água e ameaças iminentes de colapsos no abastecimento", acrescenta.

Outro segmento que preocupa os parlamentares é a segurança pública. "A violência cresceu em níveis tão extremos que, em alguns estados – entre os quais a Paraíba, notadamente - a Organização Mundial de Saúde trata a situação de segurança como problema endêmico”, finaliza o parlamentar.

SERVIÇO:

Integrantes do Fórum que virão a João Pessoa:

Miguel Coelho - PSB-PE

Claudiano Martins - PSDB - PE

Rodrigo Novaes - PSD -PE

Isnaldo Bulhões - PDT-AL

Bruno Cunha Lima - PSDB-PB

Joaquim Lira - PSD-PE

AGENDA:

Manhã - encontro com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino

Tarde - encontro com o governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção

 

Mais informações: 3214-4523/4524