Dia do Professor é celebrado com melhorias

Ser professor é ter vocação e se dedicar a transmitir o que sabe de melhor para o próximo. Reconhecimento que é colhido no futuro como é o caso do professor de robótica da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, no bairro de Cruz das Armas, Thales Albuquerque. “Hoje um aluno do 7º ano me disse: professor Thales muito obrigado por acreditar em mim o senhor está marcando minha história de vida. Isso foi o melhor presente que um professor poderia ganhar”, disse emocionado.

É com esse sentimento de preparar um futuro melhor para crianças e adolescentes, que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) trabalha na valorização desse profissional cujo dia é comemorado nesta quinta-feira (15). Com cerca de quatro mil profissionais, a rede municipal de ensino, possui atualmente 81 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e 95 escolas do Ensino Fundamental I e II.

Entre as muitas conquistas da categoria, o reajuste salarial que eles veem tendo por parte da PMJP é uma que merece destaque. Neste ano de 2015, o percentual chegou a 8,21% mantendo o salário do magistério em João Pessoa como o maior do Norte/Nordeste.

Dentro da valorização dos profissionais eles terão um acréscimo de R$ 100 no salário dos professores prestadores de serviço e a ampliação (em dois anos) do prazo de licença para doutoramento. Os professores que se licenciarem para o curso de doutorado ainda vão ganhar uma bolsa no valor de sua docência inicial.

Formação - Além de melhorias salarias a PMJP, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vem investindo na qualidade desses profissionais que estão semanalmente em sala de aula levando um ensino de melhor excelência para os alunos. Eles participam de todos os anos do processo de formação continuada.

É o que vem acontecendo com os 160 professores de inglês. Graças a uma parceria com o Consulado Americano eles participam no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, de aulas de formação continuada do Programa de Qualificação do Ensino de Inglês que está sendo ministrado pela especialista americana Diane Whaley.

O projeto é uma iniciativa do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife em parceria com a PMJP.

Os professores de matemática também passam pela formação continuada através do projeto “Mentes Inovadoras”. A Sedec também realiza formação com os monitores de robótica, Cordel, Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

Melhorias nas condições de trabalho - Para levar mais comodidade não só para os alunos como também para os professores em sala de aula a Prefeitura está climatizando 12 escolas da rede, além de fazer toda melhoria de infraestrutura da unidade de ensino.

A PMJP equipou a maioria das unidades de ensino com 16 câmeras infravermelho, sensores de presença, central de monitoramento com transmissão de dados via telefônica, GPRS, internet e uma TV de 32 polegadas para acompanhamento das imagens. A iniciativa faz parte do programa ‘Escola Segura’.

Avanço – A PMJP lançou concurso público com 1.300 vagas para profissionais como professor da Educação Básica I, Básica II, Técnico em Educação e Agente Educacional. Todos os 1,3 mil foram convocados de uma única vez.