Empreender-PB participa de Congresso Latino-Americano

O Empreender Paraíba, programa de apoio ao empreendedorismo do Governo do Estado, participa nesta segunda (18) e terça-feira (19) do Congresso Latino-Americano de Inclusão Financeira (Clif). A 6ª edição do evento acontece em São Paulo e debate experiências dos países membros, com as melhores práticas de promoção ao acesso a serviços de microcrédito, entre outros.



O Empreender Paraíba está presente, em meio às participações de personalidades nacionais e internacionais, na discussão em relação ao tema de inclusão financeira e fomento ao crédito através de microcrédito. “Nossa participação é de grande valia, pois estamos com os melhores da América-Latina, em relação a crédito e microcrédito, aprendizado este que vem a fortalecer ainda mais o nosso Estado. Nas mesas redondas pudemos discutir e aprender ainda mais sobre microcrédito, modelo de crédito, meios de inclusão financeira e estratégias para promovê-la”, ponderou o secretário executivo do Empreender PB, Eduardo Moraes Filho.



Clif - O Brasil está sediando pela primeira vez este Congresso Latino-Americano de Inclusão Financeira (Clif), promovido pela ‘Federacion’Latino-americana de Bancos (Felaban), com o objetivo de debater políticas e práticas de promoção de maior acesso aos serviços financeiros.



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é responsável pela organização desta 6ª edição com o apoio do Sistema OCB. Abriram o evento nesta segunda (18), o presidente da Febraban – Brasil, Murilo Portugal; o secretário geral da Felaban – Colômbia, Giorgio Trettenero; e o presidente do Comitê Latino-Americano de Inclusão Financeira e diretor do Vision Banco – Paraguai, Beltrán Macchi.



Executivos e especialistas – O evento recebe executivos e especialistas, nacionais e internacionais, que estão apresentando seus projetos, visando difundir a atividade bancária nas distintas esferas sociais. São discutidos, ainda, os meios de pagamentos que mais colaboram com a inclusão financeira e apresentadas análises e informações sobre assuntos relacionados ao tema, como crédito consignado, direitos do consumidor, cooperativas de crédito, microcrédito e outros assuntos do segmento.



Entre os palestrantes estão o superintendente de microcrédito do banco Santander – Brasil, Jerônimo Rafael Ramos; o gerente executivo da diretoria de agronegócios do Banco do Brasil e o vice-presidente global para o setor público da Mastercard – Estados Unidos, Ed Brandt.



Empreender PB – É uma ferramenta estadual que vem estimulando os micro e pequenos comerciantes dos municípios paraibanos a investirem em seus negócios para o crescimento da economia local e melhoria da qualidade de vida da população.



Por meio deste programa de apoio ao empreendedorismo, o governo já investiu mais de R$ 68 milhões, beneficiando cerca de 50 mil empreendimentos indiretamente, atendidos pelas linhas de crédito, que atualmente são cinco: Individual, Coletivo, Artesanato, GNV - Gás natural e Empreender Mulher, esta última em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. Cada uma possui sua especificidade e todas elas possibilitam a aquisição do investimento para qualquer área de negócio produtivo no Estado.



Cadastramento – O empreendedor interessado no crédito do Empreender PB deve ser maior de 18 anos e morar na Paraíba há pelo menos seis meses. O contato com o programa pode ser feito pelo telefone 83.3212-9250