Extensões em Educação Física têm mais de 700 vagas



O período para começar as atividades físicas gratuitamente está próximo. O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê abrirá as inscrições para as extensões do curso de Educação Física. São 714 vagas distribuídas entre 28 modalidades oferecidas para o primeiro semestre de 2016. As inscrições começarão no dia 29 deste mês e deverão ser realizadas no portal unipe.br, por meio de preenchimento de formulário.

As inscrições seguirão de acordo com o preenchimento das vagas disponíveis. Haverá, também, lista de espera para o caso de ocorrerem inscrições além do número ofertado. O prazo final para se inscrever será no dia 3 e os resultados serão divulgados via e-mail para os candidatos selecionados. Os projetos são voltados para a comunidade em geral. Confira aqui a disposição das modalidades, horários e vagas.

A novidade para este semestre é a inclusão de um curso de Introdução à LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, que terá 30 vagas para a sociedade em geral. O projeto tem por objetivo capacitar quaisquer pessoas interessadas na língua. Segundo conta a coordenadora do projeto, profa. Conceição Saúde, existe uma necessidade de inclusão social de capacitar e atender, diante do Decreto 5.626, a regulamentação da Lei 10.436, de LIBRAS.

“O projeto nasceu no seio da disciplina de LIBRAS do Unipê. Nele toda a comunidade vai ter acesso aos conteúdos introdutórios de LIBRAS. A disciplina da graduação prepara para atuar no mercado de trabalho dos educados físicos, que vão aprender como adaptar uma aula, vão entender a língua visual-gestual”, explanou.

Entre as modalidades de atividades físicas estão a Ginástica Aeróbica, com 20 vagas, Bike in door (10), Dança, Alongamento e Relaxamento (20), Hidroginástica (35), Natação Infantil (25), Natação Adulto (25), Handebol Feminino Adulto (20), Futsal para iniciantes (20), Voleibol (20), Escalada Esportiva Adulto A (12) e B (12), Capoeira para iniciantes de qualquer idade (25), Judô para iniciantes (30) e avançado (30), Jiu-Jitsu (25), Treinamento Funcional A (50), B (20), C (20) e D (50), Iaidô (10), Kyodô (10), Kendo (10) e Musculação (185).

Outra novidade na reabertura das atividades físicas é a inserção da modalidade de Dança junto com Alongamento e Relaxamento, segundo conta o coordenador dos Projetos de Extensão em Educação Física do Unipê, prof. Rogério Fonseca. “Os horários variam entre 16h30 e 19h para a maioria das modalidades e das 8h às 10h para as modalidades do período da manhã”, diz.

Turmas de Musculação

Neste semestre haverá um total de seis turmas para a modalidade de Musculação. Dentre elas, quatro serão voltadas para grupos especiais, compreendidos como cardiopatas e hipertensos, idosos, pessoas com diabetes, gestantes e pessoas obesas. Três das turmas têm 35 vagas, enquanto uma tem 10. Outras duas turmas são intituladas Geral e têm, cada uma, 35 vagas.

Matrícula

O início das atividades acontecerá no dia 29 de fevereiro. No ato da matrícula, os candidatos selecionados deverão levar atestado médico que comprove aptidão para praticar atividades físicas e esportivas e documento de identificação. A matrícula acontecerá no horário e no dia da modalidade escolhida. Para menores de idade, será necessário uma declaração de autorização do responsável pela criança. Os candidatos terão um prazo de 15 dias a partir do início das atividades para entregar o atestado. Os contemplados que não entregarem os documentos no prazo estabelecido perderão a vaga.