Governador anuncia concurso para professores

O governador Ricardo Coutinho se reuniu nesta quinta-feira (27), na Granja Santana, com representantes da Associação dos Professores de Licenciatura do Estado da Paraíba (APLP). Na ocasião, o governador anunciou a realização de concurso público para professores e destacou que irá dobrar a remuneração do magistério até o fim de sua gestão.

Ao final do encontro, os integrantes da entidade consideraram a reunião satisfatória e aprovaram a contratação de uma Organização Social (OS) para gerir a manutenção predial e acompanhamento pedagógico das escolas da rede estadual de ensino.

Logo após a reunião, da qual participaram a secretária de Estado da Administração, Livânia Faria, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, e os deputados Trócolli Júnior e Estela Bezerra, Ricardo ressaltou a importância do encontro com a direção da APLP. "Discutimos com a Associação uma série de reivindicações, a exemplo da realização de concurso público para professores, que iremos concretizar. Além disso, dobraremos a remuneração da categoria até o fim desta gestão. Isso significa que vamos triplicar o salário dos professores em relação ao que recebiam em 2010", afirmou o governador.

Ricardo Coutinho ainda explicou a necessidade da contratação da OS e de que forma será o mecanismo de funcionamento. "É uma forma que o Governo do Estado encontrou de dar garantias a trabalhadores que não tinha sequer carteira assinada. Com isso, melhoraremos ainda mais a infraestrutura de nossas escolas, acelerando a resolução de problemas que levava muito tempo para serem solucionados", afirmou.

"Essa pactuação irá preservar direitos da merendeira, do vigilante, tirando a precarização em que esses profissionais se encontravam", prosseguiu.

O governador também agradeceu o apoio recebido da APLP à Gestão Pactuada. "É um apoio daqueles que, realmente, entendem de educação, e sabem que com esse mecanismo vamos avançar e muito nessa questão tão importante", finalizou.

O presidente da APLP, Bartolomeu Pontes, considerou satisfatória a audiência com o governador Ricardo Coutinho. "Foi um diálogo que nos deixou muito satisfeitos, principalmente o comprometimento do governador em realizar concurso público para professores. Além do mais, recebemos a garantia de que nenhum trabalhador será demitido com a Gestão Pactuada", disse.