Governança será tema de palestra em JP

Redução de custos, maior controle sobre o processo e eliminação de riscos - esses foram os principais ganhos da Epasa, empresa paraibana que protagoniza, no estado, a utilização das ferramentas proporcionadas pela governança corporativa. O gerente financeiro e administrativo da empresa, Arlindo Alves, vai apresentar o case da empresa no I Encontro de Governança Corporativa e Compliance da Paraíba, no próximo dia 27 de setembro, no auditório do Sebrae.

"Em 2015, nós realizamos a transferência das atividades do acionista controlador para dentro da empresa, respeitando uma política de governança corporativa", explica Arlindo. A empresa, que à época já estava consolidada há 4 anos no estado, garantiu um ganho de mais de R$ 2 milhões ao implantar as transformações.

Com quatro acionistas, a empresa prioriza, sobretudo, a transparência no controle - um dos princípios da governança corporativa, aliado à equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. "Hoje, nós temos todo o planejamento da empresa, com um plano plurianual já traçado até 2022", pontua. A empresa atualmente figura entre as 1000 maiores empresas do país, de acordo com ranking da revista Exame.

O I Encontro de Compliance & Governança Corporativa da Paraíba é voltado para empreendedores que buscam as melhores práticas para o seu negócio. As inscrições para o encontro, que irá ocorrer no auditório do Shopping Sebrae, podem ser feitas pelo site comgov.com.br.

Além do case de sucesso com a empresa Epasa, o encontro trará a palestra sobre Compliance, que ficará a cargo do especialista em gerenciamento de mega projetos Márcio Gomes, que liderou a implantação do PMO 0 Office Management Project do Grupo Moura Baterias do Brasil, foi idealizador o GP da Escola de Projetos Moura, é CEO da PM Business Solution e lidera atualmente grandes projetos no Brasil nas áreas de negócios, Indústria, Petroquímica e projetos na área de Minério em Santiago do Chile.

Já a palestra sobre Governança será proferida por Eliane Olivieri Tarrit, que é sócia fundadora da Avec (Assessoria Empresarial Colaborativa), tendo sido também consultora e gestora do Instituto Renault e coordenadora de publicidade da Renault Brasil, tendo conduzido as campanhas de lançamento do Duster e Sandero no país, fazendo parte, ainda, da Parcerias que Mudam o Mundo e do Empreendedorismo para mudar o Mundo.