Governo distribui material do Programa Primeiros Saberes da Infância

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), distribuiu nesta segunda-feira (16) para todos os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental um kit de material de apoio pedagógico do Programa Primeiros Saberes da Infância (PPSI). Em João Pessoa, foi feita uma entrega simbólica pela secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, a todas as gerências que compõem os 22 municípios que aderiram ao programa.



O kit servirá de base para as atividades complementares de leitura, escrita e oralidade e será fundamental na melhoria dos índices de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino. Constituído de livros paradidáticos de autores paraibanos, o kit também possui um manual para o professor de história e geografia da Paraíba e uma coleção de CDs com músicas infantis para o acolhimento do aluno em sala de aula, com conteúdo para datas comemorativas, com histórias infantis e outro com atividades relacionadas às competências que o programa adota.



A secretária Márcia Lucena falou da alegria de entregar nas mãos dos professores este material, pois acredita que o PPSI é uma revolução, visto que ele foi pensado com a inteligência da Paraíba, baseado nas nossas próprias experiências, ou seja, nada foi comprado de fora. Márcia alertou ainda para a urgência de se cuidar destes alunos, pois toda a vida do estudante está relacionada à primeira infância. “Eles não podem esperar que aconteça uma reforma na escola, a reforma dentro deles tem que começar agora”, disse a secretária destacando a importância dos professores estarem comprometidos com a comunidade e não com o governo.



Esse programa é a melhor forma que encontramos para atender as nossas crianças. Algumas empresas já quiseram comprá-lo para ser aplicado nas escolas privadas e os Conselhos de Educação do Tocantins e do Paraná pediram a proposta”, afirmou a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa.



Habilidades – O Programa Primeiros Saberes da Infância foi elaborado pela Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geeief) e implantado nas escolas estaduais que possuem Ensino Fundamental, com a perspectiva de trabalhar o processo de leitura, de escrita e lógico-matemático com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 



O programa possui diários de classe específicos, com as habilidades a serem desenvolvidas nos alunos. Bimestralmente uma sequência de aulas é elaborada e é feita a previsão das habilidades e conteúdos que serão desenvolvidos, para que o professor planeje sua aula junto com o coordenador da escola.