Governo do Estado promove evento para discutir agronegócio

O coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro Roberto Rodrigues será um dos palestrantes no evento "Cenário Atual e Perspectivas para o Agronegócio: O Contexto do Nordeste”, que será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, no próximo dia 13, a partir das 9h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, vai apresentar o Plano de Metas para a Agropecuária e Pesca da Paraíba. Ele destacou a vinda do ex-ministro da Agricultura (2003-2006) como uma excelente oportunidade para discutir a agropecuária, principalmente da região Nordeste. “Já que o Brasil tem uma condição mundial favorável com a demanda por alimentos, nós queremos sair na frente e estamos buscando alternativas como a abertura de novos mercados, inclusive o mercado internacional. A Paraíba tem potencial e nós vamos conquistar", disse o secretário.

Por sua vez, o ex-ministro Roberto Rodrigues afirma que dialogar sobre o agronegócio é uma pauta necessária para o Brasil. "Nossas três grandes vantagens competitivas em relação aos outros países: temos terras disponíveis, conta com produtores rurais eficientes e, finalmente, domina a tecnologia tropical, que é altamente sustentável. O país precisa investir nas políticas de comercialização, na defesa sanitária e é necessário investimentos constantes em tecnologia”, enfatizou.

O evento ainda terá a participação do secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Filho, que fará palestra sobre o "Canal das Vertentes Litorâneas".