Governo realiza 3º Encontro das Escolas do Ensino Médio Inovador

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE)/Gerência Executiva do Ensino Médio e Educação Profissional (Geemep), realiza a partir desta quarta-feira (10) até sexta-feira (12), na Escola Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), no Bairro da Prata, o III Encontro do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). O evento, que terá sua abertura às 18h, é direcionado para 550 educadores, entre gestores escolares, professores, técnicos da SEE e membros das entidades que representam o Magistério, como a Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba (APLP) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintepb).

O objetivo do encontro é propiciar a aproximação entre as escolas e a interação espontânea entre os profissionais da educação, criando espaço para a divulgação das experiências bem sucedidas e reflexão critica em projetos. “O foco é continuar na trilha de construção de caminhos para uma educação integral de qualidade social, comprometida com os sujeitos do ensino médio da rede estadual”, explicou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.

O Proemi foi instituído na Paraíba em 2012, com 27 escolas em 22 municípios. Em 2013, o programa foi ampliado para 48 escolas em 38 municípios e, em 2014, o Proemi funciona em 49 escolas localizadas em 40 municípios, beneficiando a 38.068 alunos nos três anos do ensino médio.

O encontro tem um caráter científico com conferências, debates e a apresentação de trabalhos que privilegiarão os relatos de experiências e de pesquisas em torno dos Macrocampos elencados pela escola para o biênio 2013/2014: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação científica e Pesquisa; Leitura e letramento; Línguas estrangeiras; Cultura corporal; Produção e fruição das artes; Comunicação, cultura digital e uso de mídias; Participação estudantil, contidos no Projeto de Redesenho Curricular/PRC da Unidade Educativa, que cumpriu com os prazos de devolução dos projetos pedagógicos e das planilhas de Itens, constituintes do PRC. Foram submetidos um total de 108 trabalhos para análise, obedecendo às normas estabelecidas e a conformidade com o Projeto de Redesenho Curricular (PRC).

A gerente operacional do Ensino Médio e Educação Profissional (Geemep), Inaldete Nascimento, disse que a expectativa da Secretaria da Educação é que “ocorra a participação dos professores, gestores, gerentes e técnicos, no sentido de avançarmos no fortalecimento do redesenho curricular das escolas Proemi, na sustentabilidade do programa e aperfeiçoamento das escolas delineando o caminho para uma educação integral”.

Edições anteriores

O Encontro do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) já aconteceu em Monteiro e Cajazeiras, nos anos de 2012 e 2013, respectivamente, reunindo mais de 600 participantes para discutir temas como Currículos, Projeto Político Pedagógico e Juventude, Universalização do Ensino Médio; Ensino Médio Integral e Educação do Campo além do compartilhamento de experiências exitosas nas escolas que contam com o Programa.

Proemi

O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Básica; foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação estaduais e Distrital. As escolas recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.