João Alves toma posse no cargo de presidente do TRE

O desembargador João Alves da Silva assumiu, nesta segunda-feira (2), a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na vaga deixada pelo desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Na cerimônia, também foi empossado o novo vice-presidente, desembargador José Aurélio da Cruz. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

Em seu discurso, o novo gestor do TRE, desembargador João Alves, relembrou o processo de redemocratização brasileiro iniciado há cerca de 30 anos, levantando fatos políticos e históricos. “Trago isso para deixar claro que compreendo a responsabilidade que me é dada, na missão de assegurar a democracia”, afirmou.

O presidente da Corte eleitoral disse ainda que os desafios são grandes e que a expansão do cadastramento biométrico no Estado será a principal meta. “Temos 223 municípios na Paraíba, mas somente 23 deles estão com os eleitores biometricamente identificados. Daremos continuidade a este trabalho, por meio do qual pretendo realizar a biometria nas grandes cidades, com Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa, Guarabira, entre outras; a fim de garantirmos um sistema mais seguro de eleições”, pontuou.

Em concordância, o presidente do TJPB, que também geriu o TRE no biênio 2012/2013 e iniciou o cadastramento biométrico na Capital e Campina Grande, disse que é um grande desafio realizar as eleições em 223 municípios, “pois cada um deles, possui peculiaridades”.

“Os desembargadores são juízes de carreira, acostumados ao trabalho eleitoral. Não tenho dúvidas que irão administrar com bastante competência a Justiça eleitoral; no ano de 2015, no preparo das eleições e em 2016, na execução das mesmas”, ressaltou.