João Pessoa e Campina Grande terão vídeomonitoramento

A implantação do sistema de vídeomonitoramento das cidades de João Pessoa e de Campina Grande é uma das ações prioritárias contidas no plano de trabalho da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social para este ano de 2015. Os projetos estão prontos e já foram encaminhados para a Central de Compras.

De acordo com o secretário da Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, a implantação da primeira etapa do sistema de vídeo monitoramento na cidade de Campina Grande envolverá recursos na ordem de R$ 1,5 milhão e esse projeto, já em licitação, deverá ser executado antes do monitoramento de João Pessoa. “Esse programa envolve o uso da tecnologia em sintonia com o recurso humano qualificado que dispomos”, acrescentou.

Claudio Lima observa que a Polícia Militar já informatizou suas unidades e é preciso avançar na informatização das Delegacias de Polícia Civil. “Nós estamos nos preparando para melhorar resultados. A segurança pública depende não só do governo estadual, mas também do Governo federal, dos governos municipais e não depende apenas das forças policiais, mas de toda a sociedade e de uma atuação muito sistêmica”, destacou.

O secretário lembra que entre 2012 e 2014 houve registros de queda nos índices de crimes contra a vida e contra os bens patrimoniais. “No primeiro mandato, o governador Ricardo Coutinho conseguiu avançar muito com investimentos nas polícias com aquisição de viaturas, armas, fardamento, capacitação, estrutura tecnológica, mas nós queremos fazer muito mais”, declarou.