Jovens Embaixadores 2015 entra na segunda etapa

Estão encerradas as inscrições do Programa Jovens Embaixadores 2015. Agora os candidatos pré-inscritos terão até o dia 20 de agosto para concluir o preenchimento do questionário preliminar, selecionar uma instituição parceira mais próxima da sua casa para enviar toda a documentação exigida via internet e carregar a foto e todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos. Estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado é um dos principais critérios de seleção do aluno.



Na terceira etapa, que acontece até o dia 3 de setembro, as instituições parceiras vão acessar o banco de dados do programa, revisar o material e confirmar a participação dos candidatos. Na quarta etapa, que acontece no dia 12 de setembro, serão aplicados aos selecionados os exames escritos e na quinta etapa, que acontece até o dia 26 de setembro, as instituições parceiras vão aplicar o exame oral aos candidatos que obtiveram as melhores pontuações. Nesta etapa também serão realizadas visitas às casas dos candidatos e serão definidos os semifinalistas que vão participar da competição nacional.



Nas etapas seguintes, serão realizadas pela Embaixada/Consulados a revisão do material dos semifinalistas e no dia 24 de outubro será divulgada a lista de selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2015. De 9 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014, os selecionados de todo o Brasil participarão do programa nos Estados Unidos.



Desta vez, o Programa aumentou o número de vagas de 35 para 50. Na edição de 2014, uma estudante paraibana foi escolhida para representar o nosso Estado no Programa Jovens Embaixadores. A aluna da Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda, Jeyce Scott Lima, foi selecionada depois de concorrer com alunos oriundos da rede estadual e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).



Jovens Embaixadores  - É um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. Criado em 2002, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 50 bolsas viajam em janeiro para os Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.



Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades sociais e culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.



O ‘Jovens Embaixadores’ foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 330 jovens brasileiros da rede pública já participaram. Cerca de 11.500 estudantes do ensino médio da rede pública de todos os estados brasileiros participaram do processo seletivo para a edição de 2014.