Luciano Cartaxo registra candidatura nesta terça-feira

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) realizará registro de candidatura à reeleição no início da tarde desta terça-feira (9), na 64a Zona Eleitoral. Antes de seguir para o registro, o prefeito irá encontrar com apoiadores, que estarão concentrados a partir das 11h na Praça Coronel Antônio Pessoa (em frente à sede da Federação Paraibana de Futebol), de onde partirão.

À frente da coligação Força da União por João Pessoa, o prefeito terá como candidato a vice o deputado Manoel Júnior (PMDB) e conta com a união de 12 partidos. Além do PSD, a coligação reúne as maiores legendas do Estado: PMDB, PSDB, PP, PRB, PCdoB, Solidariedade, PSC, PMN, PSDC, PHS e PTN.

De acordo com o prefeito Cartaxo, a união se construiu tendo como base um diálogo maduro entre as principais lideranças políticas do Estado, "unidas com o objetivo de contribuir para dar continuidade ao trabalho exitoso que vem mudando pra melhor a vida das pessoas".

“Foi através de muito diálogo e tendo como parâmetro todo o reconhecimento dado pela população ao trabalho que desenvolvemos nesses pouco mais de três anos e meio de gestão, que conseguimos reunir um grupo forte de partidos compromissados com o desenvolvimento de nossa cidade. Depois da convenção, o pedido de registro de candidatura é a consolidação dessa força que irá trabalhar para fazer João Pessoa continuar no caminho do desenvolvimento”, afirmou Luciano.

Entre as obras lembradas pelo prefeito, além dos avanços marcantes na educação, uma em especial, o Parque da Lagoa, que integra uma série de intervenções realizadas no Centro Histórico da Capital com o objetivo de recuperar a importância histórica e econômica da região. “Nós devolvemos a Lagoa para o pessoense como um verdadeiro parque, um espaço de convivência, prática esportiva e de encontro entre as famílias. Era uma obra esperada por todos, mas que precisou de muita coragem e dedicação para torná-la realidade”, disse.

Luciano Cartaxo afirmou que nesses próximos dias estará junto à militância e com a união de todas as legendas mostrando o conjunto de obras, avanços e conquistas da cidade nesses últimos anos. “Em cada bairro; em cada comunidade temos muitas coisas a mostrar. Queremos fazer uma campanha limpa, sem baixar o nível, prestando contas de tudo que realizamos e o que pretendemos fazer daqui pra frente para que João Pessoa não perca esse ritmo de desenvolvimento, que superou a crise econômica e conseguiu e está conseguindo trazer mais serviços e qualidade de vida para o pessoense”, declarou.

PERFIL

LUCIANO CARTAXO: No exercício do seu primeiro mandato de prefeito, Luciano Cartaxo chega para mais uma disputa eleitoral em uma fase extremamente positiva de sua trajetória. Farmacêutico formado pela Universidade Federal da Paraíba, começou sua militância política no movimento estudantil, ainda durante a faculdade. Depois de formado, disputou e venceu quatro eleições para vereador da Capital. Nos últimos anos, assumiu, também por meio do voto popular, funções de grande responsabilidade, primeiro como vice-governador da Paraíba e, depois, deputado estadual.

Em 2012, decidiu concorrer à Prefeitura defendendo um conjunto de projetos e ações que viriam a permitir o desenvolvimento social e econômico da Capital. Saiu das urnas vitorioso, depois de derrotar no primeiro e segundo turnos forças poderosas do Estado da Paraíba. Em três anos e sete meses à frente da Administração municipal, construiu marcas fundamentais para consolidar sua trajetória, sobretudo com programas arrojados nas áreas de Educação, por meio de creches e escolas em novo padrão; da Saúde, com UPAs, Unidades de Saúde da Família e uma série de intervenções para ampliar a rede municipal; na Habitação, com mais de 8 mil unidades já entregues e em construção; além de diversas outras obras e ações, a exemplo do Novo Parque da Lagoa, do viaduto da Geraldo Mariz, da revitalização do Centro Histórico, entre tantas outras ações, como a recuperação da Praça da Independência, da calçadinha da orla - dos dois lados - e a abertura de novos binários.

MANOEL JÚNIOR: Médico por formação, 52 anos, Manoel Júnior também acumula uma longa experiência profissional, administrativa e política. Iniciou sua atuação como prefeito de Pedras de Fogo, no Litoral Sul do Estado, função para a qual foi eleito por três vezes, cumprindo os mandatos nos períodos de 1989/1992, 1997/2000 e 2001/2002. Depois disso, elegeu-se deputado estadual e vice-prefeito de João Pessoa. Atualmente exerce o seu segundo mandato de deputado federal pelo PMDB.

Manoel Júnior é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em cirurgia geral pelo Hospital Getúlio Vargas. Antes de se tornar prefeito, chegou a dirigir o Hospital Distrital de Pedras de Fogo, nos anos de 1987 e 1988. Depois, já no comando daquele município, assumiria a presidência da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba e a função de secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios.