Ministro informa a Ricardo que ordens de serviços para obras do eixo norte serão assinadas hoje

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou ao governador Ricardo Coutinho (PSB) que emite ordens de serviços, na tarde desta terça-feira (20), para a retomada das obras do eixo norte da transposição do São Francisco, que estavam paralisadas por conta de uma liminar de um desembargador federal. Os dois conversaram por telefone. Helder informou ao governador a decisão da ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que cassou a liminar do desembargador.

A informação foi repassada aos deputados estaduais da Paraíba, que estão em comitiva visitando as obras do eixo norte, no interior do Rio Grande Norte, pela senador Fátima Bezerra (PT-RN), que é paraibana. O eixo norte estava com 92% das obras concluídas. Na semana passada, os governadores tiveram na semana passada uma audiência com a ministra Carmen Lúcia, ao lado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), e do ministro da Integração.

Ricardo Coutinho disse que o ministro lhe informou por telefone a decisão do STF, que foi divulgada pelo blog pela manhã. Com a ordem de serviço, a empresa que ganhou a licitação, mas que estava impedida de fazer as obras, pode retomar o trabalho de campo.

O governador disse que a Paraíba será o estado que melhor aproveitará as águas do São Francisco, por conta das adutoras que estão sendo construídas. Ele lembrou que o estado já aproveita águas do eixo leste e que Boqueirão (açude Epitácio Pessoa) já tem 24 milhões de metros cúbicos de água. Segundo o governador, quando chegar a 32 milhões de metros cúbicos o racionamento em Campina Grande será suspenso.