MPF quer celebrar convênios com instituições de ensino superior para estágio

O Ministério Público Federal (MPF) está aberto a celebrar novos convênios com instituições de ensino superior do Estado da Paraíba que ofereçam o curso de Direito. Em breve, será publicado edital para seleção de estagiários na área.




Convênio


O convênio geralmente é válido por 36 meses. Ele fixa critérios para recrutamento, seleção e acompanhamento de estudantes no programa de estágio. A celebração de convênios entre MPF e faculdades está prevista no artigo 3º da Portaria PGR/MPU nº 378, de 9/8/2010. Outras informações podem ser obtidas com o Núcleo de Gestão de Pessoas, através do número (83) 3243-0808.




Estágio




O estágio curricular remunerado oferecido pelo MPF visa a preparação para o trabalho produtivo em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino; o desenvolvimento de habilidades próprias da atividade profissional; o aperfeiçoamento técnico-cultural e científico; a contextualização curricular, mediante aplicação de conhecimentos teóricos; e a participação em atividades de cunho social, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã.




A concessão do estágio é formalizada por meio de Termo de Compromisso firmado entre o MPF e o estagiário, com a participação obrigatória da instituição de ensino. Cabe ainda ao MPF fixar a duração, a forma de orientação, a supervisão e a avaliação do estágio.




O MPF tem unidades instaladas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Monteiro. Em breve, será inaugurada unidade do órgão em Guarabira.