Novos promotores  são empossados no MPPB

Uma solenidade realizada no final da manhã desta segunda-feira (30), no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa, marcou a posse de mais dois novos promotores de Justiça remanescentes do 'XIV Concurso Público Para o Cargo de Promotor de Justiça Substituto do Estado da Paraíba'. Tomaram posse Thomaz Ilton Ferreira dos Santos e Ernani Lucas Nunes Menezes.

A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora e a mesa ainda foi composta pelo segundo-subprocurador-geral, José Raimundo; pela subcorregedora-geral, procuradora de Justiça Vasti Cléa; secretário-geral, promotor de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto; pelo ouvidor do MPPB, procurador de Justiça Doriel Veloso; pelo secretário de Planejamento e Gestão, promotor de Justiça Ádrio Nobre Leite; e pelo presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), promotor de Justiça Francisco Seráphico.

Antes da assinatura do termo de posse e o juramento dos novos promotores de Justiça, a solenidade foi aberta com a execução dos Hinos Nacional e da Paraíba pelo Coral Ieda Navarro, do MPPB. Discursaram presidente da APMP e o procurador-geral de Justiça. “Os novos promotores chegam em um momento importante do Ministério Público, dentro de um processo de transição democrática e de resolutividade nas demandas sociais”, destacou Bertrand Asfora, destacando: “Sei que o compromisso deles será com 'dona Maria' e 'seu José', os cidadãos desta terra... Sei que vão servir ao povo”.

Os 20 primeiros colocados no 'XIV Concurso Público Para o Cargo de Promotor de Justiça Substituto do Estado da Paraíba' tomaram posse no cargo de promotor de Justiça Substituto no dia 7 de junho de 2013, ocupando 16 Promotorias de Justiça localizadas na Região do Sertão paraibano. Na época, foram preenchidas três vagas na Promotoria de Sousa; duas em Cajazeiras; e outras duas em Patos. Os demais promotores de Justiça foram distribuídos nas seguintes Promotorias: Conceição, Princesa Isabel, Itaporanga, São Bento, Catolé do Rocha, São João do Rio do Peixe, Teixeira, Bonito de Santa Fé, Coremas, Malta, São José de Piranhas, Uiraúna e Brejo do Cruz.

O 'XIV Concurso Público Para o Cargo de Promotor de Justiça Substituto do Estado da Paraíba' teve início em junho de 2011 e contou com cinco etapas: provas preambular, discursiva, oral, prática de tribuna e curso de formação. O curso teve início no dia 21 de janeiro de 2013 e foi realizado na Sala de Reunião do Núcleo Criminal, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Com duração de 500 horas/aula, o curso foi apresentado em módulos e contou com a participação de 24 candidatos.