OAB-PB e TRE firmam parceria para realização de workshop sobre as eleições

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), fez uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Saulo Benevides. Segundo o presidente da OAB-PB, o objetivo do encontro foi aproximar ainda mais as duas instituições, já que 2014 é um ano de eleições e tanto o TRE, quanto a OAB, trabalham por um pleito transparente.

Além de Vital, também estiveram presentes ao encontro: o secretário geral, Valberto Azevedo; o secretário-geral adjunto, Nildo Nunes; o diretor tesoureiro, Marcus Túlio, bem como os Conselheiros Estaduais Márcio Maranhão (Presidente da Comissão de Prerrogativas), Fábio Brito (Presidente da Comissão de Direito Eleitoral) e Thiago Leite.

“O princípio democrático pressupõe que o cidadão manifeste seu voto de maneira livre e consciente, como também que a Justiça Eleitoral esteja aparelhada de instrumentos que permitam combater práticas ilícitas, como a compra de voto e o abuso de poder”, pontuou o presidente em exercício da OAB-PB, Vital Bezerra.

Na visita ficou ajustado que no próximo dia 03 de julho, nos turnos da manhã e tarde, na sede TRE-PB, serão realizados painéis temáticos sobre propaganda eleitoral, registro de candidatura e prestação de contas, com vistas a orientar os advogados interessados em atuar no pleito de 2014. Os painéis serão apresentados por magistrados e servidores do TRE/PB.

“A ideia é termos a transmissão online desse evento, via internet, pois assim conseguiremos viabilizar que todos os advogados paraibanos participem, independentemente de deslocamento à Capital”, assinalou o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fábio Brito.

Na oportunidade, o presidente da Comissão de Prerrogativas, Márcio Maranhão, ressaltou a necessidade de se assegurar aos advogados que militam na defesa dos candidatos, partidos e coligações, o pleno exercício profissional, vez que, com sua atuação, esses profissionais auxiliam no aperfeiçoamento de todo o processo político-eleitoral.

O presidente do TRE/PB, Saulo Benevides, ressaltou a importância da troca de ideias entre a Justiça Eleitoral e a OAB, e, na oportunidade, se colocou à disposição para implementar parcerias que contribuam para o aprimoramento da eleição.