Operação inédita vai orientar visitantes e prestar serviços na orla

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza na próxima sexta-feira (02) o lançamento da Operação ‘João Pessoa Verão’, que tem como objetivo promover ações educativas, orientações aos turistas e prestar serviços ao público visitante da orla pessoense. A operação, inédita no município, será lançada pelo prefeito Luciano Cartaxo, às 6h30, no Busto de Tamandaré.

A Operação ‘João Pessoa Verão’ será desenvolvida através de um trabalho integrado por 12 secretarias e órgãos da PMJP, entre eles, secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Ciência e Tecnologia (Secitec), Políticas Públicas para Mulheres, Mobilidade Urbana (Semob), Comunicação (Secom), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Vigilância Sanitária e Procon-JP.

"Todas as ações foram pensadas não apenas para melhor receber os turistas que procuram nossa cidade no verão, como também os pessoenses que mesmo em período de férias, ficam em João Pessoa para aproveitar nossas praias e demais belezas", ressalta Bruno Farias, secretário de Turismo.

Estrutura e serviços - Cinco tendas darão estrutura a ação, sendo que quatro ficarão instaladas nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, e uma será móvel, levada a cada dia para um local diferente da orla, sob a coordenação de educadores ambientais da Emlur, que falarão da importância da manutenção das praias limpas e reaproveitamento do lixo reciclável, além da exposição de produtos reciclados.

Para garantir a segurança dos transeuntes, equipes da Guarda Civil Municipal estarão revezando todos os dias, caminhando, utilizando viaturas ou bicicletas, com o intuito de inibir ações criminosas e vandalismo. Também serão feitos atendimentos para verificação de pressão e distribuição de camisinhas, bem como orientação ao consumidor/cliente nos estabelecimentos comerciais.

Agentes de controle urbano promoverão todos os dias o ordenamento das áreas ocupadas por ambulantes ou comerciantes informais, realizando orientação para cadastramento e disposição nas praias de forma correta. Também fará parte da operação, a Estação Móvel Digital, que disponibilizará computadores com internet para utilização dos visitantes que querem se manter conectados durante o passeio pela orla pessoense.

Para garantir a preservação do meio ambiente, fiscais da Semam estarão circulando pelas praias e verificando possíveis irregularidades que possam causar danos a natureza, incluindo em Picãozinho. Os estabelecimentos comerciais também serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária e orientados, para garantia da qualidade dos produtos vendidos, especialmente, no ramo alimentício.

A Operação 'Joao Pessoa Verão', que já estará funcionando logo após o lançamento, seguirá diariamente, até o dia 18 de fevereiro, na Capital.