Organização da RoboCup 2014 destaca evento na PB



Palestras e cursos direcionados aos participantes são os destaques da programação desta sexta-feira (25), último dia da RoboCup 2014 em João Pessoa. A partir das 14h, Samy Haddadin, professor titular do Institute of Automatic Control (IRT) da Leibniz University de Hanover, na Alemanha, profere a palestra “Robots and Humans”. Durante a manhã, o professor emérito de Robótica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Rodney Brooks, considerado um dos maiores especialistas em robótica do mundo, apresenta dois artigos científicos sobre inteligência artificial.



Na quinta-feira (24) ocorreu a cerimônia de premiação das equipes vencedoras nas categorias Júnior e Major, um momento de confraternização no Centro de Congressos.Na ocasião foi anunciado o próximo país a receber a Copa Mundial de Robótica, que será em 2015 na China.



Para a Robocup Federation, a realização da RoboCup 2014 superou as expectativas. O coordenador geral do evento no Brasil, professor Alexandre Simões, destacou que além das novidades tecnológicas, o torneio vai ser lembrado pela organização e o carisma dos paraibanos. “Acho que foi um enorme sucesso, toda equipe de organizadores está extremamente feliz com a realização da RoboCup 2014, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista de apresentação para o público. Pedimos até desculpas às pessoas que não puderam ter acesso, e agradecemos o carinho”, ressaltou.



Ainda segundo os organizadores, o torneio realizado no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima contou com mais de 3 mil participantes de 45 países e recebeu mais de 60 mil visitantes. Alexandre Simões também lembrou o apoio do Governo do Estado, Ministério do Esporte, Prefeitura de João Pessoa e de todos os patrocinadores.



A RoboCup mostrou o que há de mais moderno em termos de tecnologia e aquilo que vai ser produto no mercado dentro de uma década. É um estímulo aos jovens para seguirem carreiras tecnológicas”, enfatizou o coordenador.



O gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, comentou o resultado do evento: “A RoboCup consolidou o Centro de Convenções de João Pessoa como local adequado para realização de eventos nacionais e internacionais. Conseguimos atender às demandas e a RoboCup ficará marcada na nossa história”, reforçou.