Paraíba sedia Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada



Debater a contabilidade aplicada ao setor público. Esse é centro das discussões do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Sincasp, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba – CRC-PB, em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, que começou ontem e segue até esta sexta-feira (17). O evento está sendo realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado – TCE, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no seguinte site: www.crcpb.org.br.

O evento tem como tema a Contabilidade como principal ferramenta para organização do país, e o objetivo do CRC-PB é reunir estudantes de contabilidade, profissionais e representantes da administração de níveis nacional, estadual e municipal para se aprofundarem nas questões referentes ao controle, à gestão e à legislação.

O pró-reitor da pós-graduação do Unipê, prof. Fábio Albuquerque, explicou que, através de uma parceria com o CRC-PB, a Universidade foi convidada para participar do evento. “Nós estamos divulgando inscrições para as pós-graduações voltadas para a área da Contabilidade, por meio de um stand do Unipê. Além disso, vamos sortear, no último dia (18), duas bolsas com 50% de desconto para uma pós-graduação na área”, informou. São três cursos disponíveis para os sorteados: Controladoria e Auditoria; Contabilidade Pública; e Perícia Contábil, que é novo na Instituição. Para mais informações, os interessados podem acessar a página unipe.br/pos, ou ligar para os números 2106-9395 ou 2106-9440.

Na tarde do primeiro dia do Simpósio, foi realizado o I Fórum de Prefeitos do Estado Paraíba, cuja mesa estava composta por membros da Controladoria Geral da União – CGU, Ministério Público Estadual - MPE, Ministério Público Federal - MPF, Tribunal de Contas da União - TCU, Tribunal de Contas do Estado - TCE e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba – Famup. Na oportunidade foram debatidas a transparência, gestão e as políticas públicas dentro do cenário do País.

Estão confirmadas as participações dos seguintes palestrantes: Diogo Duarte Barbosa, que é especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal e Graduação em Ciências Contábeis pela UFRS, e Jorge Lopes, professor e Coordenador Nacional do Sincasp, PhD, Mestre em Educação pela Pennsylvania State University e Doutor em Educação, Liderança e Administração Educacional pela University of Miami.