Paraíba vai criar Fórum de Desenvolvimento Econômico

Evento será realizado nesta quinta-feira (11), em Campina Grande, e contará com palestra do consultor da Frente Nacional dos PrefeitosCom o objetivo de promover ações que visem o desenvolvimento regional, será criado o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, nesta quinta-feira (11), em Campina Grande.



Neste dia, das 8h às 12h, na Associação Comercial e Empresarial da cidade, estarão reunidos representantes de cerca de 100 municípios paraibanos para darem o passo inicial no compartilhamento de experiências, discussão de políticas públicas e fomento do desenvolvimento econômico local.


Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o fórum é uma oportunidade de reunir atores importantes no processo de desenvolvimento do Estado. “O Fórum provoca a governança local e o surgimento de lideranças. É preciso que o desenvolvimento econômico esteja nas prioridades da gestão municipal e que os micro e pequenos empresários estejam envolvidos nesse processo.




Fomentar esse crescimento dos municípios também é uma das missões do Sebrae”, afirmou.Além da sessão de criação do Fórum, o evento desta quinta-feira contará com a palestra “Desafios para a articulação da rede de secretários e gestores municipais de desenvolvimento econômico”, com o consultor da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jeconias Rosendo Júnior. Também participarão do evento o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, e o analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Marcelo Maia.




A Paraíba é o 12o Estado do país a criar o Fórum. Dos onze já existentes, quatro estão na região Nordeste: Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, além de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. “A criação do fórum é importante para criarmos espaço para a Paraíba nas discussões das políticas públicas nacionais. Já fizemos reuniões de sensibilização nas regiões do Agreste, Brejo, Sertão, Litoral e Zona da Mata e tivemos uma adesão satisfatória dos dirigentes”, destacou o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda.Ele acrescentou que o Sebrae irá promover caravanas nos municípios para incentivar a participação dos secretários. “As inscrições para participar poderão ser feitas no local do evento, antes do seu início”, disse Luciano.




O evento é uma iniciativa do Sebrae Paraíba e da Frente Nacional dos Prefeitos, com apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).


Serviço


Criação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico


Data: 11 de junho de 2015 (quinta-feira)


Hora: 8h às 12h


Local: Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande


Programação: 


8h: credenciamento


9h: Abertura


9h30: Palestra - “Desafios para a articulação da rede de secretários e gestores municipais de desenvolvimento econômico” - Jeconias Rosendo Júnior (consultor da FNP)


10h30: Sessão Ordinária de Criação do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico


12h: Encerramento