PB é 3º estado que mais capacitou pelo Proinfo em 2014

O Estado da Paraíba é o terceiro do Brasil em número de professores capacitados participantes dos cursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) em 2014, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). Cerca de 12 mil professores já participaram das formações dentro dos cursos do Proinfo Integrado, que são “Introdução à Educação Digital”; “Ensinando e Aprendendo com as TICs” e “Elaboração de projetos e Redes de Aprendizagens”.

O Proinfo Integrado é um programa do Governo Federal que no Estado da Paraíba está inserido na Secretaria de Estado da Educação (SEE), na Gerência do Programa das Tecnologias Educacionais (Proted). Este programa visa distribuir, através do MEC, laboratórios de informática para as escolas da rede pública, além de capacitar o educador para utilizar estes recursos tecnológicos.

Entrega de Netbooks – Durante esta semana a Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Programa das Tecnologias na Educação – Proted/Proinfo está realizando a entrega de 1.200 computadores (netbook) aos professores da rede estadual de ensino que participaram do curso do Projeto Educador Digital no primeiro semestre deste ano.

Essa ação vem sendo realizada desde 2011 e já foram entregues 12 mil netbooks, contemplando professores de todo o Estado. A entrega está acontecendo na sede dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), localizados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

“Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir com o desempenho do professor diante da tecnologia de informação e comunicação, como também com o uso dessa tecnologia em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem, numa proposta de inclusão digital”, explicou o coordenador do Proinfo na Paraíba, Isidro Alves.