PBTur revela que turistas na PB cresceram 4,52%

O Setor de Estatísticas da Diretoria de Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou nesta sexta-feira (22) a pesquisa mensal do Fluxo Global de turistas para o Estado, referente a dezembro e ao ano de 2015. No acumulado do ano, o Fluxo Estimado registrou 1.724.506 hóspedes, aumento de 4,52% frente ao ano anterior, que totalizou 1.649.965. Com relação a João Pessoa, o levantamento apontou um crescimento de 4,41%. Ao longo do ano passado foram 1.210.008 hóspedes em comparação aos 1.158.910 de 2014.

O levantamento mensal da PBTur revela, também, que a rede hoteleira da capital paraibana, que possui o maior número de quartos/leitos no Estado, registrou em dezembro uma ocupação de 60,38% dos quartos disponíveis. Um resultado inferior em 8,37 p.p (pontos percentuais) face ao mesmo mês de 2014. No acumulado do ano de 2015, a ocupação hoteleira foi de 70,49%, aumento de 1,42 pontos percentuais na comparação com o ano de 2014, constituindo-se na maior taxa de ocupação anual da série desde 1990.

Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, os números são positivos e revelam que, apesar da crise econômica no país, o turismo paraibano terminou o ano de 2015 com um crescimento. “Claro que temos que ficar satisfeitos com esse crescimento de 4,5% diante de um quadro de recessão econômica, onde as famílias ficam entre a cruz e a espada: viajar ou reduzir gastos. Foi, sim, um crescimento pequeno, positivo, que mostra que estamos no caminho certo de divulgarmos sempre nosso Estado em todas as feiras, eventos e capacitações de agentes de viagens”, afirmou.

Origem do Fluxo

Outro dado importante apontado pela pesquisa da PBTur refere-se às regiões do país que mais enviaram turistas à Paraíba. Em 2015, a região Nordeste foi a principal emissora com 40,67% de incidência, seguida do Sudeste com 37,93%; Região Centro-Oeste com 10,58%; Sul com 9,27%; e a Região Norte com 1,55%.

Os principais estados emissores foram: São Paulo (21,02%) de incidência, Pernambuco (15,79%), Rio Grande do Norte (9,35%), Rio de Janeiro (8,88%) e Minas Gerais (7,63%). O fluxo de estrangeiros registrou no ano de 2015 uma redução de 0,41%. Os principais países emissores foram Itália (19,61%), Estados Unidos da América (15,89%), Alemanha (12,45%), Argentina (9,92%) e Portugal (6,68%). No Top 10 dos países emissores entrou a Suíça e saiu a China.

Hermanos

João Pessoa recebeu o primeiro grupo de turistas argentinos e uruguaios durante dois dias (quinta e sexta-feira) fruto da parceria firmada entre a Operadora de Viagens Clube, de Santa Catarina, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB). O programa ‘Epicentro Nordeste’ coloca a capital paraibana no centro dos roteiros elaborados para região e inclui ainda passagem por Maceió (AL), Porto de Galinhas e Recife (PE), e por fim Natal (RN).

A divulgação do Programa ‘Epicentro Nordeste’ foi realizado na cidade de Santiago, no Chile, pelos hoteleiros paraibanos e técnicos da PBTur no final de 2015, quando foram divulgados os principais roteiros do Destino Paraíba. Na ocasião também foram apresentadas toda a infraestrutura de João Pessoa, além da rede hoteleira. Esse primeiro grupo, segundo Miguel Fajardo, diretor da operadora, é fruto do trabalho da Viagens Turismo na zona do Mercosul, com destaque para os chilenos, uruguaios e argentinos, por meio da promoção do ‘Epicentro Nordeste’.

“Todos os roteiros têm passagem obrigatória pela Paraíba e alguns têm sete noites de hospedagem em João Pessoa, tornando a capital paraibana o eixo principal do nosso objetivo de oferecer esses roteiros”, afirmou o empresário.

O encantamento de Miguel Fajardo pela Paraíba não é recente. Começou a partir da realização da Copa do Mundo de futebol, em 2014, quando a Viagens Clube trouxe para João Pessoa um grupo de torcedores mexicanos, que acompanhou as partidas da sua seleção realizadas em Recife e Natal. O grupo ficou na cidade por um período de 10 dias e ficou extremamente encantado com a beleza, segurança e a receptividade dos paraibanos.

Com o sucesso dessa primeira passagem por João Pessoa, Miguel Fajardo deu início ao trabalho de formatação de um roteiro que percorresse outras cidades mais próximas, como Natal e Recife, para ampliar o tempo de permanência dos turistas estrangeiros na região. Foi então que surgiu a proposta de realizar o ‘Epicentro Nordeste’, que contou imediatamente com o apoio da PBTur.

De acordo com a presidente da estatal, Ruth Avelino, o Governo já vinha promovendo uma série de ações nos países do Mercosul, principalmente, na Argentina, e que casaram com a intenção da Viagens Clube de ampliar esse leque para o Chile e Uruguai, efetivamente. “Foi uma aposta que começou a dar certo e que deve movimentar toda a nossa cadeia produtiva com novos turistas”, comemorou a executiva.

Encantos da Paraíba

O grupo da Viagens Clube é formado por 20 pessoas da Argentina e Uruguai. Segundo Miguel Fajardo, todos estão fascinados com a Paraíba e aproveitando todos os momentos. “Está sendo um passeio maravilho e muitos já afirmam que pretendem retornar e vão recomendar o destino para amigos e familiares”, revelou o empresário, que acompanha os turistas em todos os passeios.

Na Paraíba, os turistas conheceram todo o circuito do Centro Histórico da capital paraibana, a terceira mais antiga do Brasil, e que mantém preservadas o seu patrimônio histórico. Da história para a natureza, o grupo esteve curtindo o litoral da Costa do Conde, ao sul do estado, e a Ilha de Areia Vermelha, em Cabedelo, ao norte. Novo momento de pleno encantamento. Todos também conheceram a gastronomia e o artesanato paraibano, que igualmente receberam mensagens elogiosas.

Miguel Fajardo disse que os turistas que estão curtindo o programa Maravilhas do Epicentro Nordeste afirmaram que o destino deve ser mais divulgado no Mercosul. “Estamos fascinados com este lugar, com o povo, com a gastronomia e com as maravilhosas praias. Estivemos em Coqueirinho e amamos, fomos Areia Vermelha e passamos lindos momentos com nosso grupo. É tudo muito lindo”, afirmou a turista argentina Estela Monteresino.

Ainda de acordo com Estela, todos estão acostumados com as praias de Santa Catarina e se surprreenderam com as praias da Paraíba. “Quando descobrimos este paraíso realmente vemos que precisa ser urgentemente promovido na nossa região. Em março, tem outro grupo vindo e já vou recomendar a minha irmã e sobrinha para que venham conhecer estas belezas do Nordeste brasileiro, recomendarei e muito”, enfatizou. O diretor da Viagens Clube, disse que haverá durante o ano vários grupos e, ainda em 2015, com certeza, começarão a chegar os grupos do Chile, “local onde em outubro passado se realizou a apresentação do Destino Paraíba”.