Perfis dos novos secretários do Governo da Paraíba

A fim de assegurar o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e a superação dos índices alcançados na primeira gestão, o governador Ricardo Coutinho anuncia quadro de auxiliares para o novo mandato, para que, segundo o secretário da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, a população da Paraíba continue a perceber na prática os avanços que estão sendo implementados na Paraíba.

 

TÁRCIO PESSOA - SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E FINANÇAS

Tárcio Pessoa, designado para a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Finanças, é formado em Direito, Administração e especialista em Direito Público pela UFPB. Ele tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV- SP. Tárcio atua há 10 anos como gestor de estratégias para sustentabilidade de organizações, na captação de recursos e formação de alianças e parcerias.

ANA PAULA ALMEIDA - SECRETÁRIA EXECUTIVA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Ana Paula Almeida é a nova Secretária Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária. Ela já ocupou a Subsecretaria Executiva do Orçamento Democrático do Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Humano. Ana também foi coordenadora do Orçamento Democrático da Prefeitura de João Pessoa.

ALÉSSIO TRINDADE - SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Doutor em Engenharia Elétrica e professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), Dr. Aléssio exercia, até então, o cargo de secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação.

LUCIANE COUTINHO – SECRETÁRIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciane Coutinho é pedagoga da instituição e já trabalhou na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

 

ROZIANE MARINHO - SECRETÁRIA EXECUTIVA DE GESTÃO PEDAGÓGICA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roziane Marinho é mestre em Letras e doutora em Linguística pela UFPB. Ela tem pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal e é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

ANA CLAUDIA VITAL DO RÊGO - SECRETÁRIA EXECUTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Advogada, formada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual pela mesma instituição. Já foi secretária de Interiorização do Governo do Estado da Paraíba e superintendente estadual da Funasa na Paraíba.

ROBERTA ABATH – SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE

Médica, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberta Abath é especialista em Cirurgia Geral, Saúde da Família, Medicina Interna, Medicina do Trabalho e Dermatologia. Entre as funções públicas que exerceu destacam-se: coordenadora geral do Samu João Pessoa; coordenadora do Sistema de Urgência e Emergência (2005-2008) na Capital paraibana; consultora técnica de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (2005-2008); coordenadora geral de Urgência e Emergência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

MAURA SOBREIRA – SECRETÁRIA EXECUTIVA DA SAÚDE

A sanitarista Maura Sobreira era diretora do Hospital Regional de Cajazeiras e já esteve à frente da 9ª Gerência Regional de Saúde do Estado da Paraíba, recebendo uma moção de aplauso movida pela Câmara Municipal da cidade pelo excelente trabalho realizado.

MAJOR ANDERSON PESSOA – CHEFE DA CASA MILITAR

Major da Polícia Militar da Paraíba, Anderson Pessoa é bacharel pós-graduado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (AMPB) e tem ainda uma segunda pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo, pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Como gestor público, exerceu o cargo de secretário executivo da Guarda Municipal de João Pessoa.

 

 

RÔMULO MONTENEGRO – SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA E DA PESCA

Rômulo Montenegro continuará à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. Foi secretário executivo da Agropecuária e representou o Governo da Paraíba em Paris, onde recebeu o Certificado Internacional de Área Livre da Aftosa com Vacinação, concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) ao Estado da Paraíba.

LEA SILVA - CHEFIA DA CASA CIVIL

Lea Silva é formada em Letras, com especialidade em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Lecionou na mesma instituição superior de ensino. Também foi professora e diretora de várias escolas de Cajazeiras. Neste município, chegou a ser vereadora por sete mandatos. Entre os cargos públicos que exerceu está o de chefe de gabinete da Fundação de Ação Comunitária (FAC), que era vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

LINDOLFO PIRES - SECRETÁRIO DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

É formado em Engenharia Elétrica e foi secretário geral da Assembléia Legislativa. Lindolfo Pires é deputado estadual da Paraíba, sendo eleito por quatro mandatos.

NILDA GONDIM - SECRETÁRIA EXECUTIVA DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Durante boa parte de sua vida, Nilda Gondim se dedicou ao voluntariado social na cidade de Campina Grande. Foi eleita deputada federal para o mandato de 2011 a 2014. Atualmente, é suplente do Senado Federal.

FABIANO LUCENA – SECRETARIA EXECUTIVA DO MEIO AMBIENTE

Graduado em Administração de Empresas e empresário do setor de construção civil, Fabiano Lucena é ex-deputado estadual e foi também vereador de João Pessoa por dois mandatos. Já exerceu o cargo público de secretário de Juventude e Esportes do Governo do Estado.

LAPLACE GUEDES – SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Advogado e diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o novo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico já foi Procurador-adjunto da UEPB entre 2004 e 2005 e Pró-reitor adjunto de 2007-2008.

IVAN BURITY – SECRETARIA EXECUTIVA DO TURISMO

Ex-deputado federal, Ivan foi secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa e gestor do Pólo Turístico do Cabo Branco. Ele é empresário do ramo hoteleiro e procurador do estado.

LENILDO MORAES – SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Formado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia e com Mestrado em Gestão de Ciência e Tecnologia, Lenildo já foi diretor executivo da Fundação Nacional de Saúde – Funasa (novembro de 2003 a setembro de 2005) – e diretor de Recursos Logísticos da Casa Civil.

WAGNER DORTA – SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

O delegado Wagner Dorta deixa a superintendência da Polícia Civil da Região Metropolitana de João Pessoa para assumir a Secretaria de Administração Penitenciária. Wagner já recebeu o Título de Cidadão campinense em reconhecimento ao trabalho prestado à frente da policia civil.

AGAMENON VIEIRA – SECRETARIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

Agamenon Vieira é advogado trabalhista, militante sindical e foi presidente da CUT, além de ter sido Secretário Estadual de Agricultura durante a gestão atual.

GEORGE SABOIA – GESTOR DA DEFESA CIVIL ESTADUAL

Economista formado pela Universidade Federal da Paraíba, George trabalhou como gerente de apoio logístico da Defesa Civil. O economista é funcionário efetivo da Secretaria de Estado da Infraestrutura e agora estará à frente da Defesa Civil do Estado.

DEUSDETE QUEIROGA – SECRETARIA EXECUTIVA DE INFRAESTRUTURA E RECURSOS HIDRICOS

Formado em Engenharia Civil na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Deusdete já foi Superintendente da STTrans –JP e, até o final de 2014, presidiu a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba – Cagepa.

CIDA RAMOS – SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Aparecida Ramos é doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB.

CLAUDIA VERAS – SECRETARIA EXECUTIVA DO DESENVOLVIMENTO E ARTICULAÇÃO MUNICIPAL

É formada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Mestrado em Enfermagem em Saúde Coletiva e Pós graduação em Gestão da Atenção à Saúde e Especialização em Residência em medicina preventiva social – UFPB.

CLAUDIO LIMA – SECRETARIA DE SEGURANÇA E DEFESA DOCIAL

É formado em direito pela universidade mackenzie de São Paulo e concluiu curso de delegado de Polícia Federal na academia nacional de Polícia, em Brasília. Já atuou nas funções de chefe do núcleo de inteligência policial da PF e delegado regional executivo.

Em Pernambuco exerceu o cargo de secretário executivo de Defesa Social, entre 2007 e 2010, onde participou do diagnóstico, implantação, execução e monitoramento do programa de segurança pública do governo denominado “Pacto Pela Vida”.

 

JEAN FRANCISCO – SECRETARIA EXECUTIVA DE SEGURANÇA E DEFESA CIVIL

Bacharel em Direito e Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Anhaguera-Uniderp. Foi aprovado em concurso público para Delegado de Polícia Civil da Paraíba em 2004.

Foi delegado titular da delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) em João Pessoa; delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos de João Pessoa. Também esteve à frente da Gerência Executiva do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil; Gerência Executiva do Centro de Inteligência da Polícia Civil – CIPC; Gerência Executiva de Inteligência da Secretaria da Segurança e da Defesa Social – GINTEL.

 

CEL EULLER CHAVES – COMANDO GERAL DA PM

Formado pelo Curso de Formação de Oficiais –1986 e Bacharel em Direito – 1995. É  Pós-Graduado em Gestão e Planejamento do processo Ensino Aprendizagem; Gestão Estratégica da Segurança Pública e possui MBA em gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público. O Coronel já foi Comandante do Pelotão Especial de Choque; Comandante da 3ª Cia do 1º BPM e Comandante do Centro de Educação.

 

 

LIVANIA FARIAS – SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

É graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui especialização em Gestão e Administração. Foi Procuradora do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (1998 – 2003) e Procuradora no Município de Cabedelo (2004). Livânia Farias também foi Presidente da Comissão Permanente de Licitação de João Pessoa e atuou como secretária de Finanças do município de João Pessoa.

 

GILBERTO CARNEIRO – PROCURADOR GERAL DO ESTADO

Bacharel em Direito e especialista em Direito Processual Civil. Entre 2005 e 2008, exerceu o cargo de Procurador Geral do Município de João Pessoa. Foi Secretário da Administração da Prefeitura de João Pessoa.

 

MARIO SERGIO – SECRETARIA EXECUTIVA DAS FINANÇAS

Farmacêutico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bioquímico, tem pós graduação em Direito Constitucional e Financeiro (UFPB). É funcionário público de carreira da Secretaria das Finanças e continua a frente da Secretaria Executiva das Finanças.

 

ANA CARTAXO – SECRETÁRIA CHEFE DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO

Bacharel em Direito e Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco. Auditora Fiscal do Tesouro Nacional, foi por vários anos Diretora Administrativo-Financeira da CINEP e Controladora do Município de João Pessoa.

 

GILMAR MARTINS – SECRETARIA EXECUTIVA DA CGE

Consultor Técnico do Governo para implementação do Sistema Integrado de Governança do Estado e Professor de Graduação e Pós-Graduação desde 2001. Gilmar Martins é ex-Contador Geral do Estado da Paraíba e ex-Auditor de Contas Pública do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

 

JOSE GONÇALVES- SECRETARIA EXECUTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), além de presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

 

WILBUR HOLMES JACOME – SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

É Jornalista, formado em Comunicação Social pela UFPB, com especialização em Vendas e mestrado em Marketing. É também Consultor em Comércio Exterior e presidiu a Companhia Docas da Paraíba.

 

GILMA GERMANO – SECRETARIA EXECUTIVA DA DIVERSIDADE HUMANA

Formada em Administração Pública e funcionária licenciada do Banco do Brasil. Exerceu o cargo de secretária da Promoção e Assistência Social de Picuí. Em 2010 foi eleita deputada estadual. Licenciou-se do mandato de deputada estadual em abril de 2014, para ocupar o cargo de Secretária de Estado da Interiorização da Ação do Governo.

FRANCILENE PROCÓPIO – SECRETARIA EXECUTIVA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Francilene Procópio Garcia é graduada em Ciência da Computação, professora e pesquisadora da UFPB desde 1989 e tem mestrado em Informática. Especialista em Qualidade e Produtividade é doutora em Engenharia Elétrica.

 

WALDSON SOUZA – SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO E ARTICULAÇÃO MUNICIPAL

O ex-secretário de Estado da Saúde da Paraíba é cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Waldson Souza possui especialização em Política e Gestão em Saúde e é ex-coordenador de Saúde Bucal da cidade de João Pessoa.

 

 

MARCIA LUCENA – PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL

A ex-secretária de Estado da Educação é formada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba. Foi Coordenadora Pedagógica e Geral do Projovem Urbano em João Pessoa. Atuou como consultora do Programa Brasil Alfabetizado junto ao MEC/UNESCO e Conselheira Municipal de Educação do Município da capital. É Conselheira do Conselho Estadual de Cultura.

 

LAU SIQUEIRA – SECRETARIA DE CULTURA

O poeta e escritor Lau Siqueira dirigiu a Fundação Cultural de João Pessoa. Também exerceu o cargo de secretário executivo da Fundação Ação Comunitária, FAC.

 

GILBERTA SOARES – SECRETARIA DA MULHER E DIVERSIDADE HUMANA

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em psicologia pela Universidade Regional do Nordeste, com formação em Psicologia Social e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Foi Secretaria Executiva das Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro.

 

EFRAIM MORAES – SECRETARIA DE ESTADO DO GOVERNO

É formado em Engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Ocupou os cargos políticos de deputado estadual, deputado federal e senador. No governo da Paraíba já exerceu a função de Secretário de Infraestrutura.

 

FABIO MAIA – CHEFIA DE GABINETE DO GOVERNADOR

É formado em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. No governo do Estado foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer e secretário de Interiorização.

 

 

LUÍS TÔRRES – SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Luís Tôrres formou-se em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Na iniciativa privada, ocupou as funções de subeditor de política; editor, comentarista e apresentador de televisão. Ocupa a o cargo de Secretário de Comunicação Institucional do Governo da Paraíba desde dezembro de 2013.

 

CELIO ALVES – SECRETARIA EXECUTIVA DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Célio Alves é radialista. Na iniciativa privada apresentou programas jornalísticos e foi comentarista político.

JOÃO AZEVEDO LINS – SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Formado em Engenharia Civil pela UFPB com pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico. Foi Diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP; Secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux; chefe de gabinete da Sedurb/JP; assessor da Seplan e secretário de Habitação da capital, onde também exerceu o cargo de secretário da Infraestrutura.