PMJP entrega novo Restaurante Popular da Lagoa

“Não sei o que seria da minha família se não existisse o restaurante popular. É aqui que eu tenho a certeza que meus filhos, assim como eu, mataremos a fome”. A declaração é da doméstica Josefa Farias de Melo, uma das 2.400 pessoas beneficiadas diariamente pelas refeições servidos nos dois Restaurantes Populares mantidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em funcionamento nos bairros Mangabeira e Centro.

A unidade que funciona no Parque Solon de Lucena passou por uma reforma. Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Luciano Cartaxo descerrou a placa de inauguração. “A busca pela melhoria da qualidade de vida dos que residem em João Pessoa é a principal meta da nossa gestão”, disse o prefeito.

Com a reforma, o público que for a unidade terá muito mais conforto. Uma das melhorias foi o aumento no número de assentos, saindo dos 144 lugares para 300; reduzindo, assim, o tempo de espera dos que estão na fila para se alimentar. O conforto também é para quem fica na fila, pois parte do pátio foi coberto, cuja estrutura é maior que a antiga. Além das novas instalações, uma cozinha industrial foi instalada no restaurante, seguindo as especificidades técnicas da Vigilância Sanitária.

O prefeito, que almoçou no local, destacou que são servidas, diariamente, 1,4 mil refeições. “O cardápio é modificado diariamente, seguindo valores nutricionais que possam suprir as necessidades dos que aqui se alimentam”, disse.

Dona Josefa Farias de Melo usufrui diariamente do restaurante e afirma que o local é a certeza de que os filhos terão comida de qualidade, com preço baixo. “A comida aqui, além de ser boa, é barata e o novo local é arejado e amplo. Todos os dias venho com meus filhos; sou muito grata ao prefeito por isso.”, afirmou em tom emocionado.

Quem também almoçou nesta segunda no novo restaurante foi o vigilante José Rodrigues Alencar, que elogiou a iniciativa da gestão, informando que, quando não almoça no restaurante do Parque Solon de Lucena, dirige-se ao de Mangabeira. “A comida é excelente, o atendimento também. Os funcionários do restaurante são muito educados e nos tratam com dignidade”, observou, para em seguida apontar a importância do mecanismo às pessoas de baixa renda. “Não sei o que seria de nós se não existissem esses restaurantes”, declarou.

Refeições diárias – Em números gerais, a Prefeitura de João Pessoa oferece 3.400 refeições diárias. No Restaurante Popular da Lagoa são 1.400 refeições, somadas as mil oferecidas na unidade do bairro de Mangabeira. Os usuários pagam apenas R$ 1,00 por cada prato, onde a Prefeitura entra com a contrapartida, no valor de  R$ 7,98 reais.

Outras mil refeições são ofertadas nas cinco cozinhas comunitárias localizadas nos bairros do Cristo, Novais e Gervásio Maia, além das comunidades do Taipa e Timbó. Cada uma distribui 200 refeições por dia.