Políticos da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte farão nova mobilização pela conclusão do eixo norte da Transposição

Deputados estaduais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de representantes do Senado Federal, farão uma nova 'visita técnica' às obras do eixo norte da transposição do São Francisco, no próximo dia 19. Estarão presentes também autoridades do Ceará e representantes da Igreja Católica. Os deputados estaduais Jeová Campos (PSB) e Renato Gadelha (PSC), por delegação do presidente da ALPB, Gervásio Filho (PSB), representarão o Legislativo paraibano.

A programação começa às 9h, com o encontro das autoridades na estação de bombeamento EBI-3, situada entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro (PE).

Às 11h30, a visita será na barragem de Jati, no município cearense do mesmo nome.

A comitiva segue para o Alto Sertão paraibano e, às 16h, visita a barragem de Boa Vista, no município de São José de Piranhas (PB). Depois seguem para o trecho do rio Tamanduá, às margens da rodovia estadual PB 400, entre São José de Piranhas e Cajazeiras.

A partir das 19h está previsto um ato público no centro da cidade de Cajazeiras. O objetivo dessa mobilização é pressionar o governo federal a concluir as obras do eixo norte da transposição. Um trecho está inconcluso, porque a empreiteira responsável abandonou a obra depois que foi envolvida no escândalo da Operação Lava Jato, que investiga denúncias de corrupção nas gestões presidenciais de Dilma Rousseff e Lula (ambos do PT), e de Michel Temer (PMDB).