Pré-candidaturas movimentam apostas em JP

Duas pré-candidaturas a prefeito de João Pessoa movimentaram o cenário político do maior colégio eleitoral do Estado. O deputado federal Julian Lemos confirmou a possibilidade do PSL lançar um nome em faixa própria. Esse nome seria o dele, com a aposta de que o partido ganhou musculatura com um discurso liberal e de direita. Do outro lado está o suplente de deputado estadual Anísio Maia, que a direção estadual do PT confirmou estar viabilizado seu nome como pré-candidato, numa linha mais centro/esquerda.

Tem mais dois nomes que devem mexer com esse tabuleiro nos próximos dias. Um deles é o do radialista Nilvan Ferreira, que deve deixar o comando dos programas de TV e de rádio, como manda a legislação eleitoral, para se dedicar à campanha deste ano. Nilvan está filiado ao MDB. É aposta da legenda que foi hegemônica durante muito tempo e que tem a frente o senador José Maranhão. Outro nome corre na expectativa. Trata-se de Amanda Rodrigues, esposa do ex-governador Ricardo Coutinho, que comanda o PSB no Estado. Amanda vem experimentando uma visibilidade maior nas redes sociais. Com isso, Ricardo Coutinho já deixou antever que não quer se arriscar e lançar sua candidatura e ser eventualmente barrado por uma decisão judicial, já que a operação Calvário o mantém na mira de novas denúncias.

A pré-candidatura de Anísio Maia foi lançada nesta segunda-feira (15). Ainda não tem data definida para o lançamento da pré-candidatura de Nilvan Ferreira, nem a de Julian Lemos.

O nome de Amanda ainda circula nos campos das especulações, porque ela pode estar apenas guardando a vaga do próprio Ricardo, que sonha em dar a volta por cima e recuperar seu espólio eleitoral manchado pelas operações do Gaeco.