Prefeito participa do Dia de Mobilização contra o Aedes

As escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal de João Pessoa estão engajados, nesta sexta-feira (19), no Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. A ação é uma parceria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) com os municípios.

Na Escola Municipal Afonso Pereira, no bairro Mangabeira VIII, a comunidade foi acolhida durante o evento com a distribuição de cartas do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A mobilização contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

“Toda a Prefeitura está mobilizada e a educação fazendo seu papel. Nós só vamos vencer esse mosquito se conseguirmos nos tornarmos mobilizadores dessa causa. Estamos formando multiplicadores, que começam com as crianças e as famílias”, disse o prefeito.

Na Escola Afonso Pereira também participaram as crianças dos Creis Maestro Pedro Santos, Márcia Suênia Madruga Alves da Silva e Maria José de Miranda Burity.

No ginásio poliesportivo os alunos, pais, funcionários da escola e comunidade escolar assistiram um vídeo explicativo sobre o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti. Também assistiram uma palestra sobre a responsabilidade de cada um no controle do mosquito.

“Eu tinha muitas dúvidas. Agora sei combatê-lo dentro de casa e proteger toda a minha família. Aprendi como agir para evitar o foco da dengue”, relatou o mecânico Micael Dantas, pai da aluna Micaely Santos Dantas.

Além de vídeo e palestra também foram realizadas apresentações teatrais, jograis e paródias. A estudante Maria das Graças Felipe da Silva, 12 anos, aluna do 5º ano, vestiu uma fantasiou de mosquito pra levar a mensagem a todos os participantes. “Isso não é apenas uma apresentação. Queremos chamar a atenção de todos para darmos as mãos e combater esse mosquito”, disse.

A secretária de Educação e Cultura da Capital, Edilma Ferreira da Costa, lembrou que o trabalho já vem sendo realizado nas escolas da Rede Municipal desde o planejamento escolar. “Essa é uma temática que vamos trabalhar durante os 200 dias letivos. É uma temática que nos preocupa e chama a atenção. Toda a Rede Municipal está mobilizada para trabalhar junto à família e ao alunado para mudar essa realidade”, explicou.

O Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti também acontece no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (Cecapro), na Avenida Beira Rio, onde profissionais do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, realizam a "Reunião de conscientização para a formação de agentes multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti" voltada os gestores das escolas e Creis.