Prefeito se reúne com representantes da ONU e do CGI

O prefeito Luciano Cartaxo se reuniu na manha desta segunda-feira (9) com representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante um café da manhã, foram acertados os últimos detalhes para a realização do Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum), que acontece em João Pessoa esta semana.

O prefeito Luciano Cartaxo ressaltou a importância de apoiar eventos com esse perfil. Ele explicou que além de propiciar aos moradores locais acesso a debates importantes para todo o planeta, ainda cria oportunidades de firmar parcerias importantes para o desenvolvimento da cidade. “Com a visibilidade trazida pelo evento, já houve demonstração de pessoas interessadas em investir em João Pessoa. São duas mil pessoas que não conheciam a cidade e agora estão nos visitando e agindo como multiplicadores. Este é um legado importante deixado pelo evento”, disse Luciano Cartaxo.

O prefeito declarou ainda que a cidade está bem preparada para receber o evento. A Prefeitura disponibilizou toda infraestrutura necessária, como atendimento de saúde e serviço de ambulância aos participantes, melhorias na iluminação e controle de pragas no entorno do local do evento e nas vias de acesso, logística de transito, e ainda a vacinação de todo o trade turístico e segurança através da Guarda Municipal.

O secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Hartmut Glasser, explicou que discutir governança na internet, foco do evento, é uma ação importante na atualidade, já que o uso da internet é um fato relativamente novo com o qual é preciso ainda aprender a lidar. O Fórum vem discutido questões relativas à acessibilidade, segurança e privacidade na rede há cerca de uma década. “O governo americano é quem tem a governança e quer compartilhar isso com o mundo nesse momento”, explicou. “A transição precisa criar novos espaços e espaços mais seguros. A internet precisa ter limites e isso será debatido”, concluiu.

O representante da ONU, Vyacheslav Cherkasov, que também já chegou em João Pessoa para o evento e participou do café da manhã, elogiou a cidade e agradeceu a receptividade. Ele afirmou que a Capital e as pessoas são amigáveis e estão recebendo os visitantes de coração aberto. A opinião foi compartilhada pelo secretário do evento, Chengetai Masango, que acrescentou pretender retornar a cidade em férias.