Prefeitos participam de encontro no TCE-PB

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, consultores jurídicos e técnicos municipais superlotaram, nesta quinta-feira (17), o Auditório Celso Furtado, e mais duas salas de apoio do Centro Cultural Ariano Suassuna, pertencente ao Tribunal de Contas da Paraíba, a fim de participar do Encontro da Transição e Gestão Municipal. O evento atraiu a participação de mais de 500 pessoas.

Aberto, às 9 horas, pelo presidente do TCE Arthur Cunha Lima e encerrado, quase cinco horas depois, pelo coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), Marcos Costa, o evento conteve sete exposições e serviu à distribuição do “Manual de Orientações aos Gestores Eleitos”.

“Esta não é uma casa do terror nem da perseguição. É, isto sim, uma casa de portas abertas aos que nos procuram em busca da orientação e do aconselhamento. O que nos satisfaz e nos eleva é a aprovação de contas públicas”, afirmou o conselheiro Arthur Cunha Lima, no momento da saudação à numerosa plateia.

Aos eleitos e reeleitos para o comando das Prefeituras paraibanas ele disse estar ciente das dificuldades que todos enfrentarão neste período mais agravado de crise econômica, com reflexos severos no âmbito dos municípios, dos estados e da União. “Serão dificuldades maiores do que aquelas com que se defrontaram os seus antecessores”, disse aos que obtiveram êxito nas urnas de outubro passado.

Também dispôs a todos os instrumentos, os recursos da informática, a atenção e os serviços do corpo técnico do TCE em favor da boa administração municipal e, por extensão, de todo o conjunto da sociedade. Disse que não é outra a intenção do atual vice-presidente André Carlo Torres Pontes – por quem será sucedido, brevemente, no comando do Tribunal – nem do Ministério Público de Contas hoje capitaneado pela procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz.

Depois de ressaltar a necessidade das práticas de transparência dos atos administrativos, receitas e gastos públicos, ele lembrou que encontros dessa natureza já constituem uma tradição do TCE.

<iframe frameborder="0" width="480" height="270" src="//www.dailymotion.com/embed/video/x52fem4" allowfullscreen></iframe><br /><a href="http://www.dailymotion.com/video/x52fem4_correio-debate-artur-presidente-tc-pb-e-andre-carlos-vice-presidente-do-tce-pb-comentam-sobre-evento_news" target="_blank">Correio Debate - Artur presidente TC-PB e Andr&eacute;...</a> <i>por <a href="http://www.dailymotion.com/tvcorreio" target="_blank">tvcorreio</a></i>