Presidente do STJ estará na posse da mesa do TJPB

A solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba vai contar com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, conforme informou o Cerimonial do TJPB. A posse do presidente eleito, desembargador Marcos Cavalcanti, e dos desembargadores Ricardo Porto (vice-presidente), e Arnóbio Alves Teodósio (corregedor) será nesta sexta-feira (30), às 16h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O evento vai contar também com as presenças do ministro Vital do Rego Filho, do Tribunal de Contas da União; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, desembargador Frederico Ricardo de Oliveira Neves; do desembargador Gilson Barbosa, representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte; e do desembargador federal Rogério Fialho, representante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

No âmbito estadual, já foram confirmadas as presenças do governador Ricardo Coutinho; do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputados Ricardo Marcelo; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Umberto Porto; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Ubiratan Moreira Delgado; do procurador geral de Justiça da Paraíba, Bertrand Asfora; entre outras autoridades.

As atividades alusivas à cerimônia de posse da nova Mesa Diretora do TJPB começam no turno da manhã, com a celebração de uma missa em Ação de Graças, às 10h30, na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, no centro histórico da Capital.

O discurso de saudação ao novo presidente da Corte de Justiça será feito pelo desembargador Romero Marcelo, atual vice-presidente do TJPB. Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), a saudação será feita pelo advogado Marcos Cavalcanti de Albuquerque Filho (filho do desembargador Cavalcanti). O procurador geral de Justiça, Bertrand Asfora, vai saudar o novo presidente do TJPB em nome do Ministério Público.

O desembargador Marcos Cavalcanti será o 48º Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba e o 5º magistrado filho da cidade de Mamanguape a assumir a chefia da mais alta Corte de Justiça do Estado.

O Cerimonial do Tribunal de Justiça expediu 700 convites para a solenidade de posse. O Gerente Operacional de Segurança do TJPB, Coronel Gilberto Moura Santos, explicou que algumas medidas já foram tomadas para a segurança do evento.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros vai ficar disponível durante todo o evento e a Semob foi convocada para dar apoio ao trânsito em torno do Espaço Cultural, segundo adiantou o coronel Gilberto. A Energisa também foi comunicada para entrar em ação, caso ocorra qualquer eventualidade, como uma queda de energia.